22 de outubro de 2012

Dicas básicas para uma sessão de cinema ao ar livre

___Tento, todos os anos, ir à Mostra Internacional de Cinema. Um dos pontos que eu adoro no evento são as sessões ao ar livre realizadas no vão do Masp. Isso acabou me dando certa experiência e, portanto, deixo, abaixo, um pequeno apanhado de dicas para quem também quiser se aventurar nesse tipo de atividade.
1) Leve um casaco.
___Não importa qual a temperatura, você vai ficar parado por umas duas horas. Se o local for como o vão livre do Masp, saiba que vai ventar como se o Lobo Mau fosse o projecionista. Pode apostar que um casaco* vai lhe ajudar muito em um momento de necessidade. Caso você não passe frio, no mínimo vai ter um lugar mais confortável para sentar.
Extra: Casacos com capuz são mais desejáveis: assim você evita o vento no pescoço e no rosto.
2) Não chegue em cima da hora.
___Muitas dessas sessões ao ar livre não primam pela organização. Chegar em cima da hora pode significar não conseguir cadeiras ou ver o começo do filme na fila.
Extra: No caso do Masp, mesmo chegando tarde, é possível assistir nas laterais, fora do cercado “oficial”. Você verá o filme todo de pé, mas poderá ver o filme.
3) Leve uma boa companhia.
___Como dito no item anterior, essas sessões nem sempre são bem organizadas. Por vezes demoram bastante para começar. Uma boa companhia pode transformar uma espera monótona em um bom momento.
Extra: A boa companhia pode ser um livro.
4) Sente de costas para os focos de luz.
___Se houver algum foco de luz no local, procure ficar de costas. No caso do vão do Masp, sente nas cadeiras que permitirão a você olhar para a tela, sem que os faróis dos carros fiquem batendo na sua cara.
5) Sente no meio do caminho entre dois autofalantes.
___Ficar muito perto de um autofalante pode ser desconfortável, pois eles ficam muito altos nessas sessões abertas. Por vezes, também pode ser ruim pois bem aquele autofalante ao seu lado está falhando e você vai acabar não ouvindo nada. Sentar entre dois faz com que você não fique incomodado caso o som esteja muito alto e que consiga escutar caso um dos dois falhe.
6) Fique em casa.
___Se qualquer barulho estranho ao filme lhe incomoda; se você quer uma aparelhagem de última geração; se gostaria de uma equipe de lanterninhas bem treinados; se vai reclamar por não ter poltronas reclináveis; sério mesmo: fique em casa. Cinema ao ar livre funciona exatamente para se aproveitar uma experiência atípica de cinema. Se está procurando o tradicional, é melhor nem aparecer.


#####


P.S.: Para quem quiser ver a programação do vão livre do Masp da Mostra deste ano, é só clicar aqui.


[embed width="500"]http://www.youtube.com/watch?&v=tOlxUx8WfSQ[/embed]
Link para o vídeo.


__________
* Ou uma toalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário