26 outubro, 2013

Ironia do futuro

___A época do governo do Fernando Henrique Cardoso foi bastante estranha para mim. Saibam que, durante boa parte da década de 1990, eu recebi a visita de alguns viajantes do tempo. 
___Claro que alguém pode dizer que as coisas estranhas que vou relatar estão ligadas ao fato de que, naquela época, eu estava na faculdade de História e que meus colegas fumavam tanta maconha que acabei alucinando. Deixando essas hipóteses maledicentes de lado, vou contar a minha história.
___Em meio à leitura de algumas notícias sobre a privatização da Telebrás, exclamei irritado:
___– FHC desgraçado!
___– Calma, Ulisses. –, ouvi uma voz falando atrás de mim. 
___Virei gritando, mas, assim que vi que quem estava falando comigo era Marty McFly, rapidamente me acalmei. Não que personagens de filmes costumem aparecer na minha sala, só que naquela época eu recebi tantas vezes Marty e seus amigos que aquela surpresa não me assustava mais. 
Marty McFly
___– O que foi, McFly? Por que não posso me irritar com essas notícias?
___– Entenda, Ulisses, se você começar a ficar nervoso cada vez que souber de alguma notícia sobre privatização, você vai acabar tento um infarto antes que chegue à data futurista do meu segundo filme
___– Bobagem. O Dr. Emmett Brown apareceu faz alguns anos e me disse que, depois deste governo do PSDB, o PT, com o Lula, é que vai governar o país. Você vai ver, será o fim das privatizações.  
___– Ulisses, não seja ingên...
___– Não me venha você com bobagens, Marty! –, falei me levantando, para enfatizar a minha impaciência. – A Clara, mulher do Dr. Brown, chegou até a me mostrar, toda contente, um vídeo com a candidata, também do PT, que o Lula vai apoiar para a sua sucessão. É uma pessoa bem bacana, que chegou a lutar contra a Ditadura Militar de frente! Olha o vídeo com ela dizendo que não vai privatizar nossas reservas de petróleo.
___– Puta merda! É ela mesma que vai comandar as privatizações do pré-sal.
___– Você tá louco? Não prestou atenção? Ela falou que acha isso algo criminoso! Que é o Serra que “só pensa em vender o patrimônio público”!
___– Ulisses, eu juro para você. Para impedir manifestações contra a privatização, essa tal de Dilma vai até colocar o exército na região em que vai acontecer o leilão.
___– Marty, isso não faz nenhum sentido. Eu não falei para você que ela lutou contra a Ditadura Militar? Você acha que uma pessoa assim vai colocar o exército na rua contra a população? Você acha que uma governante do PT vai apoiar a privatização e reprimir o povo?
___– Vai! Acredite em mim. Tenho até uma foto do exército no hotel em que irá acontecer o leilão.
___Enfiando a mão no bolso do casaco, Marty McFly me mostrou a seguinte foto:
Cerca de 40 militares com escudos e armas não letais patrulham, desde a madrugada deste domingo, a área onde será realizado o leilão do Campo de Libra Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
___Ainda sem acreditar, tentei me mostrar mais calmo brincando com o viajante do tempo:
___– Meu querido, acho mais fácil você me convencer que, nesse mesmo futuro, o Chico Buarque vai defender a censura. 
___– Ah... Ulisses, é melhor você sentar. Acho que eu tenho outra má notícia para você...
#####
Texto completamente inspirado nesta postagem da maravilhosa Camila Pavanelli.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. meu a dilma ate falou que nao foi privatizacao. qual é o seu problema?

      Excluir

Site Meter