24 março, 2015

Tirando um selfie com a PM

___Ouvi aos quatro ventos o quanto os protestos do dia 15 de março foram lindos, uma festa da democracia e coisas do tipo. Não concordo muito,* mas o objetivo deste texto não é ficar em críticas gerais. Quero me focar em um fenômeno específico que me incomodou bastante: os selfies com policiais


___Para começar, é obvio que os policias podem ter suas opiniões políticas. Mais óbvio ainda é que eles podem (e devem) ter um bom relacionamento com a população. O problema é a polícia só tratar bem determinado grupo de pessoas. 
___Não importa se as pessoas, no dia 15, foram bem tratadas porque eram da “elite branca”, por concordarem politicamente com os policiais, porque já comeram caviar ou porque estavam salpicadas com adoradores da Ditadura Civil-Militar. O fato é que, em outras manifestações, os policiais não estavam tão carinhosos e receptivos. 
___Antes que apareça algum maluco dizendo que o protesto do dia 15 não provocou a PM, acho importante lembrar que policiais devem ser treinados para não perderem a paciência, para resguardar a população, não para agredi-la. Sem contar que foram muitos os exemplos de pessoas pacíficas que foram agredidas em outras manifestações – como é possível ver neste vídeo em que a tropa de choque atira em pessoas gritando “Sem violência!”. Tente imaginar qual seria a reação da PM, nas manifestações contra a Copa, se alguém tivesse tomado uma atitude parecida com a que essa menina tomou no dia 15. 



___“Ah, Ulisses, mas, no dia da manifestação pelo impeachment da Dilma, as pessoas estavam se sentindo seguras. Para elas, a presença da PM foi positiva.”. 
___OK, eu consigo entender isso. O ponto é que a presença da polícia não deveria trazer insegurança, não deveria ser negativa para quem participa de outras manifestações. Vale lembrar que se manifestar não é um crime, é um direito. E é muito errado que a PM vá pronta para reagir violentamente contra determinadas manifestações pacíficas.  
___Não reclamar de uma polícia que trata você bem, mas agride, injustamente, os outros, é tão desonroso quanto um político que é conivente com a corrupção de outros políticos. Acho até que deveriam fazer manifestações contra pessoas que agem assim. 

#####

P.S.: Aproveitando o assunto “fotos problemáticas”, coloco abaixo a imagem de uma dançarina que já trabalhou comigo. Ela publicou a foto no Instagram, no dia 15, com a legenda “Eu fui”. 


___Pobrezinha, não sabe escolher cenário. Ou pior, talvez saiba. 

__________
* Não concordo porque é vergonhoso saber que 82% das pessoas que protestaram na grande “festa da democracia” da Paulista foram eleitores do Aécio; não concordo porque, ao contrário do que muita gente disse, os protestos não foram pacíficos em todos os lugares; e, claro, tenho um gigantesco nojo para os muitos pedidos de golpe “intervenção” militar. E, antes que esta nota aliene leitores para o resto do texto, é bom lembrar que eu não apoio as atitudes da nossa presidenta


Um comentário:

Site Meter