31 de agosto de 2023

Life is Stange e a luta contra o bullying nas escolas

 

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* Alerta de spoiler do jogo Life is Strange e, aproveitando a nota, link para o local de seu blog em que a Laerte postou a tirinha. 

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            Faz anos que são feitas tentativas infrutíferas para se evitar o bullying nas escolas. Normalmente, quem mais presta atenção a essas tentativas são as próprias pessoas que sofrem a iniquícia. Quem maltrata os outros debocha quase que abertamente dessa busca por uma convivência mais doce. Em meio a essa luta vã, tive, como professor, experiências positivas graças a um jogo: Life is Strange.


            Lançado em 2015, com um lindo visual e uma ótima trilha sonora, o jogo Life is Strange conta a estória de Max Caulfield, uma estudante de fotografia que descobre a habilidade de voltar no tempo. O jogador controla Max e as escolhas feitas afetam a continuidade da estória e a vida das personagens.

            Como o jogo é feito de maneira muito humana, com Max Caulfield refletindo em seu diário ou em seus pensamentos sobre suas atitudes, quem está jogando rapidamente vai se identificando com a personagem e sentindo empatia por quem está ao redor de Max. Seus erros e acertos, momentos de descaso ou de atenção afetam o jogo e são constantemente referenciados. Não há dúvidas sobre como o que você faz acaba atingindo não apenas você, mas quem está a sua volta. E isso é ainda mais estimulado porque a estória é envolvente e surpreendente.

            Faz quase uma década que sempre que cito o Life is Strange em sala de aula, uma legião de fãs aparece. O jogo é ótimo e os dramas da vida escolar-adolescente de Max Caulfield muitas vezes são enfrentados pelos meus estudantes (com exceção do poder de viajar no tempo... que eu saiba). O bullying e seus efeitos são assuntos constantes no jogo. Se quem está jogando não toma atitudes diretas em relação a isso, as repercussões no jogo são enormes.

            Notando o interesse dos estudantes por Life is Strange, costuma ser muito interessante perguntar, principalmente para quem faz bullying, “O que aconteceu com Kate Marsh na sua partida?”. Kate é a personagem mais afetada pela iniquícia no jogo. “As coisas que você faz aqui na escola podem afetar alguém como a Kate foi afetada no jogo?”.


        Já tive mais de um caso de estudante mudando as próprias atitudes depois de pensar um pouco sobre isso. Queira ou não, é o efeito que uma obra de arte (e um professor) pode(m) causar. Principalmente uma obra que conseguiu realmente interessar, encontrar eco entre os jovens.

Obrigado, “Super Max”. Minha heroína do cotidiano.


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P.S.: Utilizei uma imagem de propaganda do jogo para mostrar um pouco do gráfico (remasterizado) de Life is Strange. No entanto, ao procurar uma imagem da Kate Marsh, encontrei essa, feita pela artista Elaine Chung @pershuns, que ficou ótima. Então, preferi escolhe-la para ilustrar o texto. 

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