30 de setembro de 2023

Sutileza artística

 

            A graça de mostrar algo claramente e, ao mesmo tempo, não deixar que muitas pessoas percebam por conta da sutiliza, é algo fascinante. Ano passado mostrei a estátua do Anhanguera que passou meses com a mão manchada de sangue, enquanto o protesto menos sutil da queima da estátua do Borba Gato resultou em projetos de restauro em menos de 24 horas.



            A artista Nicoletta Ceccoli é um ótimo exemplo dessa brincadeira de esconder-a-plena-vista. Vi a obra Só um beijo (Just one kiss, 2019) e fiquei sorrindo, bobamente, da delicadeza e do chiste.



            Gostei tanto que coloquei a imagem como papel de parede do meu computador. Então, depois de muito cruzar com o desenho ao abrir e fechar programas, percebi algo que eu não havia notado: o Só um beijo podia muito bem ser uma obra falando sobre um relacionamento abusivo.

            De uma imagem linda e doce, passou a ser amarga e cruel. Tanto ela quanto o exemplo abaixo poderiam ser expostos em uma escola infantil e as pessoas não iriam notar, assim como o posto policial não percebia o protesto na estátua do Anhanguera a cinco metros de distância dali.


Nenhum comentário:

Postar um comentário