29 de outubro de 2007

Encontrando boas indicações

_____Sou um leitor muito chato, fico sempre a morrer de dúvida para decidir qual livro pego quando vou ler algo por pura diversão. Quando vou começar uma nova leitura fora de casa, costumo levar mais de um livro para tentar garantir que vou ter uns bons momentos e não uma úlcera. Virtualmente, então, sou mais pentelho ainda. Leva um longo tempo para que eu me torne leitor fiel de um blog. Só entra na minha lista de “Leituras de cabeceira” (olhe aí do lado) depois de um difícil processo seletivo e muita maturação (maturação! Leia o texto com atenção.). Também não tenho todo o tempo do mundo, de modo que são raros os blogs novos que acrescento à minha lista de leituras e, quando acrescento algum, costumo expulsar outro que não tinha um conceito tão alto assim ou que considero que a qualidade está decaindo. Só para exemplificar um pouco, mesmo eu trabalhando um tanto com cinema, até hoje não consegui encontrar nenhum blog que me agradasse sobre o tema.*

_____Para encontrar boas novidades, normalmente aprecio indicações de quem eu leio e listas com rankings e afins (às vezes servem para descobrir novas leituras, às vezes, só como um passatempo bobo). Um dos rankings de que fiquei mais grato foi o do concurso “The Bobs – The Best of Blogs”, promovido pela agência alemã Deutsche Welle, que me apresentou o blog apocalipse motorizado, escolhido como o melhor weblog em português de 2006 e um dos meus preferidos até hoje.

_____Este ano, como não poderia deixar de ser, dei uma olhada nos indicados para melhor weblog em português do concurso. Além de encontrar alguns blogs que já leio, encontrei também algumas indicações interessantes. Fiquei a conhecer, por exemplo, o Diário de um sociólogo, escrito em Moçambique (África). Desde que conheci o escritor moçambicano Mia Couto e pesquisei um pouco mais sobre o país, tenho vontade de aportar por aquelas terras (para lecionar ou algo do tipo). Foi, portanto, com muito gosto que fiquei conhecendo um blog de lá. É para isso mesmo, vale dizer, que essas listas servem.


P.S.: Se nenhum leitor atento notou, coloquei uns bons links de indicações para novas leituras neste texto.

P.P.S.: Se alguém quiser saber o meu voto no “The Bobs” deste ano, mesmo apreciando bastante alguns outros candidatos, dou o meu voto para um escritor que sempre me diverte com sua erudição e texto: meu querido almirante Nelson Moraes. Se você nunca leu o blog dele, pode apostar que deixou de ver muita coisa boa neste mar virtual que está a navegar.

__________

* Li por um bom tempo o Cinema cuspido e escarrado, do Marcelo V., mas ele passou por uma longa fase sem ser atualizado e acabei abandonando-o. Se algum leitor procurar bem, tem até uma postagem lá com um trecho de minha autoria, bem anterior a este blog aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário