7 de janeiro de 2008

Provas com blogs (parte V)

_____Quem acompanha o Incautos do ontem desde meados do ano passado, sabe que mantenho uma pequena série de postagens sobre questões de provas que faço com textos de blogs. As postagens anteriores estão nos seguintes links: introdução, parte I, parte II, parte III e parte IV.

_____Hoje, estou postando mais uma parte da série graças ao Idelber Avelar, que contou em seu blog que o jornalista Juca Kfouri foi ameaçado, via tribunal, de ter de pagar uma multa altíssima caso viesse a ofender o deputado do PSDB Fernando Capez. O que Kfouri fez de absurdo para ofender o tucano foi relatar fatos simples, como que o curso de Direito dirigido pelo deputado teve nota abaixo da média (tanto no Provão do Ministério da Educação, quanto na OAB) e que Capez, mesmo fracassando no combate à violência das torcidas organizadas, ganhou notoriedade com a tentativa e, por isso, elegeu-se deputado.

*****

_____Em 2005, eu trabalhava em um colégio em que tive de suportar um pai de aluno que não só trabalhava em uma faculdade particular para lá de duvidosa, como, também, tinha mania de aparecer em todo evento que a escola organizava para fazer propaganda da instituição.

_____Perto do fim do ano, eu estava conversando com um grupo de alunos do terceiro colegial dizendo que, se eles não entrassem nas faculdades que gostariam, eles deveriam fazer cursinho no ano seguinte e estudar seriamente para entrar. O infeliz do pai de aluno que gostava de fazer propaganda da faculdade em que trabalhava intrometeu-se na conversa e disse que eles não deveriam perder tempo estudando mais um ano, que eles deveriam prestar o vestibular da faculdade em que ele trabalhava que eles, com certeza, iriam entrar e não precisariam ficar perdendo o tempo deles com mais um ano de estudo.

_____Como resposta, na próxima prova que meus alunos fizeram, coloquei a seguinte questão:

_____Tentando evitar que maus advogados chegassem ao mercado, a O.A.B. (Ordem dos Advogados do Brasil) organiza periodicamente o Exame da Ordem. Somente os que passam nesse exame tornam-se habilitados, em outras palavras, apenas os aprovados ganham o direito exercer a profissão de advogado. Para tentar deixar claro à população quais cursos de Direito tem qualidade a O.A.B. costuma divulgar o ranking de aprovação de cada faculdade.

_____No ano passado [(2004, na época dessa questão)], mais de 90% dos alunos da USP e mais de 70% dos alunos da PUC, Mackenzie e UNESP foram habilitados. Contudo, menos da metade dos alunos da FMU, UNIP, UNG e UNIBAN conseguiram ser aprovados. Só a UNIBAN, por exemplo, teve mais de 80% dos seus alunos reprovados.

a) Após ler os dados acima com atenção, faça uma pequena comparação entre as faculdades citadas e as idéias dos filósofos iluministas.

*****

_____Após o ocorrido entre o tucano Fernando Capez e Juca Kfouri, eu iria me divertir bastante acrescentando a seguinte continuação à questão:

b) Em dezembro de 2007, por conta de uma divergência entre o jurista e deputado Fernando Capez e o jornalista Juca Kfouri, o blog O Biscoito Fino e a Massa publicou o seguinte texto: A juíza Tonia Yuka Kôroko acaba de conceder liminar determinando que Juca Kfouri está proibido de “ofender” o deputado Fernando Capez (PSDB), ou pagará multa de 50 mil réis. (...)

Qual o grande crime do Juca? Ter dito que o deputado Capez fracassou no combate à violência das torcidas organizadas quando era promotor e que mesmo assim elegeu-se deputado graças à notoriedade alcançada pela campanha. A outra grande ofensa? Ter dito que o curso de Direito dirigido pelo tucano teve nota abaixo da média tanto no Provão do Ministério da Educação como na OAB. Em outras palavras, o grande crime do Juca foi ter relatado dois fatos.


_____Tendo o texto do blog O Biscoito Fino e a Massa como introdução, responda se, em sua opinião, a atitude do jurista e deputado Fernando Capez está mais ligada ao absolutismo monárquico ou ao despotismo esclarecido. Justifique sua resposta.

*****

_____Obviamente, a faculdade que o pai do meu aluno trabalhava está na lista das faculdades em que menos da metade dos alunos foi aprovada no Exame da Ordem. A que o deputado Fernando Capez é coordenador-geral e diretor do curso de Direito, também. Quem não sabe qual é a instituição, é só ter um pouco de curiosidade e olhar nas “Funções atuais” do currículo do deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário