19 de abril de 2008

O fim de Dogville

Vista aérea de Dogville

_____Em fevereiro, escrevi uma pequena postagem chamada “Selva de pedra” em que eu brincava com uma foto que tirei de um quadrado de cimento na Avenida Paulista. O motivo para que eu brincasse com o quadrado foi porque nele estava escrito “Árvore” em verde. Fiz simplesmente uma pequena brincadeira entre a cidade de São Paulo, famosa por ser o cânone de ambiente urbano brasileiro, e um quadrado de cimento escrito “Árvore” ao invés de uma árvore verdadeira.

Árvore da Paulista

_____Depois de postar, acabei surpreendido pelos comentários dos meus leitores. Pelo visto, todos os que comentaram na postagem, acreditaram que aquela árvore de cimento se tratava de uma intervenção artística. Por mais interessante que fosse a idéia, não era o que eu havia imaginado inicialmente. Só achei mesmo engraçado aquela “árvore de cimento” em uma famosa avenida de Sampa e compartilhei a piada pronta com meus leitores.

_____Não achei que algumas das calçadas de São Paulo haviam virado parte do cenário de Dogville, Manderlay ou do futuro último filme da trilogia sem cenário (só com marcações de cena), que Lars von Trier prometeu dirigir. Eu achava, na verdade, que aquela árvore de cimento nada mais fosse do que uma marcação de onde deveriam ser plantadas novas árvores (verdadeiras) nas reformadas calçadas da Paulista. Contudo, como eu não tinha nada que confirmasse que a minha tese e não a dos meus leitores estava correta, aguardei.

Dogville

_____Por causa dos meus leitores, prestei bastante atenção nas “árvores de cimento” nos últimos meses e, hoje, é com prazer que anuncio que realmente eram marcações para o futuro plantio de árvores na Paulista. Tirei fotos tanto do momento em que transformaram os quadrados de cimento em terra fofa...

Espaço para árvore

..., quanto das árvores realmente plantadas pela avenida. No geral, fico satisfeito com o resultado. Mesmo gostando de intervenções artísticas, é muito bom cruzar com mais árvores na região da Paulista.

Árvore na Paulista

_____O único ponto que vou lamentar desta história toda é que a previsão para o lançamento do terceiro filme da trilogia sem cenário EUA – Terra de oportunidades (a trilogia dos ótimos Dogville e Manderlay), previsto para o ano passado, ainda está só no papel.

P.S.: Vale dizer que a idéia fílmica que norteia esta postagem veio de uma gostosa conversa com minha inteligente amiga Isabela.

P.P.S.: Para os fãs de Dogville e Manderlay, o título do filme que, teoricamente, vai encerrar a trilogia é Wasington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário