17 de abril de 2008

O que causa me causa alergia

_____O cérebro dos seres humanos é uma praga. O meu, então, pior ainda. Parece até que o meu cérebro faz certas coisas só para me incomodar. Sério mesmo. Se nego vira para mim e fala que está com piolho, mesmo se ele estiver com a cabeça coberta, mesmo se ele não tiver piolho de verdade, mesmo eu sabendo que eu estou cada dia com menos cabelo (e, portanto, com menos lugares para algum piolho se alojar), eu já começo a coçar a cabeça. Se alguém fala que está com fome, com irritação nos olhos ou coisa do tipo, idem.

_____Se fico perto de um pobre infeliz que está com alergia, acho que para que o maldito não se sinta sozinho, meu cérebro faz com que meu corpo comece a sentir coceiras e instintivamente começo a me coçar. Diga-se de passagem, até escrevendo esta postagem eu estou a me coçar. Quem gosta de contar piadas, aproveite que eu acabo de dar o mote.

_____Estou tergiversando, não comecei a escrever este texto para falar de coceiras. Meu problema é outro. Meu problema é que o meu amigo Alex, do Liberal, Libertário, Libertino, tem publicado uma ótima série sobre racismo em seu blog (partes I, II, III e, em breve, IV – mas, dêem uma olhada no blog todo nesses últimos dias, pois ele tem publicado ótimos complementos). Tudo começou quando ele escreveu um post falando sobre o uso da palavra “nego”, que ele e os cariocas em geral, usam, teoricamente, sem maldade alguma. Sabe, algo como “Se nego vira para mim e fala que está com piolho, (...) eu começo a coçar a cabeça.”? Pois é.

_____Teoricamente, não há problema algum em se falar “nego” dessa maneira. Teoricamente, não há uma conotação preconceituosa nem nada do tipo e, portanto, não vai incomodar ninguém. Certo? Não. Um dos pontos principais dos textos do Alex, é que quem sabe da ofensa é o ofendido. Portanto, falar “nego” pode, sim, incomodar alguém. Seria bom evitar a palavra.

_____Só que, como eu disse, se alguém fala que está com sarna, eu logo começo a me coçar. Desde que o Alex falou começou a trabalhar com o assunto, tenho parecido carioca e falo “nego fez isso...”, “nego faz aquilo...” a torto e a direito. Ô inferno.

Eu odeio o LLL

_____Ainda bem que eu me conheço e sei que logo a coceira passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário