15 de janeiro de 2009

Arte literária

_____Ler sempre foi, para mim, um imenso prazer. Por isso mesmo, li, alcandorado, Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino. Para quem nunca teve o prazer de lê-lo, saiba que se trata de um romance cujo tema principal são os livros. Metalinguagem pura. Uma delícia.
_____A personagem principal da obra é “o Leitor” que, obviamente, confunde-se e associa-se com quem está lendo o romance. Quando li o livro pela primeira vez, acabei me sentindo mais ligado ainda ao Leitor, pois, durante a história, ele se apaixona por uma leitora chamada Ludmilla. Na época, por coincidência, eu também estava enamorado de uma Ludmila (a minha com um “l” só)*. O resultado é que as sensações e os percalços pelos quais as personagens passavam eram sentidos por mim de maneira dobrada. Ler o Se um viajante... já é uma experiência única; para mim, foi mais fantástico ainda.

#####


_____Em um determinado trecho da obra o Leitor vai à casa de Ludmilla e fica enciumado quando um artista amigo da moça entra na casa para pegar alguns livros para suas obras de arte.




_____– Ludmilla não está em casa – você diz, querendo estabelecer uma precedência na informação e mesmo na ocupação do território.
_____– Eu sei – ele responde, indiferente. Vasculha ao redor, maneja os livros.
_____– Posso ajudá-lo? – você continua, como se quisesse provocá-lo.
_____– Estou procurando um livro – diz Irnerio.
_____– Pensei que você não lesse nunca.
_____– Não é para ler. É para fazer. Eu faço coisas com os livros. Alguns objetos. É, obras: esculturas, quadros, como quiser chamá-los. Já fiz até uma exposição. Fixo os livros com resina, assim eles ficam do jeito que estiverem, fechados ou abertos. Ou então lhes dou formas, os esculpo, abro buracos por dentro. Os livros são ótimo material para trabalho, dá para fazer muitas coisas com eles. (...) Os críticos dizem que o que faço é importante. Em breve reunirei todas as minhas obras num livro. (...) Um livro com fotos de todos os meus livros. Quando esse livro for impresso, eu o usarei para fazer outra obra, muitas obras. Depois será feito outro livro e assim por diante.**


_____Ligado ao livro e às personagens como eu estava naquele momento, também me senti enciumado e, tal qual o Leitor, odiei o artista e a idéia das suas obras.
_____Hoje, a minha Ludmila é uma mulher casada. Não experimento mais de maneira tão exacerbada as sensações que tive naquela época, mas, mesmo assim, continuava a achar o Irnerio um idiota ou, no mínimo, um artista medíocre. Até que conheci Mike Stilkey.


_____Mike Stilkey é um artista que resolveu fazer arte em livros. Ou melhor, ele resolveu fazer arte sobre os livros. O trabalho (como vocês podem ver acima ou no site do rapaz) é bem interessante. Irnerio continua sendo um idiota, mas a idéia de fazer arte utilizando livros já não me parece mais tão desprezível.



__________
* Creio que o Daniell Rezende não se interessaria por ela só por causa desse pequeno detalhe.
** Italo CALVINO, Se um viajante em uma noite de inverno. São Paulo: Planeta De Agostini, 2003. p. 152-3.

5 comentários:

  1. sem dúvida as obras do mike s. são bem melhores q as do irnerio, lógico, levando em consideração o q ele faz com os livros 'abertos ou fechados...'.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. sem dúvida nenhuma as obras do Mike S. são ótimas, se comparadas às do Irnerio, lógico q levando em consideração o 'abertos ou fechados... resina'
    beijos

    ResponderExcluir
  3. sabe o que mais gostei do livro do Calvino? cada capitulo do romance é narrado em um gênero, e com muito humor e maestria.

    ResponderExcluir
  4. òtimo post! è engraçado como a gente vive cuspindo pra cima!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Tb gostei muito de "Se um viajante..." mas tive que ler umas duas vezes para me encantar. Mas eu sou lenta mesmo... rsrs
    Sobre a arte sobre livros, dá uma olhada nisso aqui: http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1004669-6091,00-ARTISTA+ITALIANO+CONSTROI+CASA+EM+FORMATO+DE+LIVROS.html
    Grande abraço!
    =)

    ResponderExcluir