19 de janeiro de 2009

Modos de encarar a morte

_____Apesar de ser uma forma atípica de ver as coisas, é bem possível considerar que quando um autor abandona uma personagem, ela morre. Mesmo com Bill Watterson vivo, as divertidas tirinhas do Calvin não são mais produzidas. Sua “morte”, entretanto, foi linda; a última tirinha de Calvin e Haroldo é um convite à vida. Confiram:



Clique aqui para vê-la em tamanho maior.


_____Seria ótimo se toda morte pudesse ser encarada assim.


#####



_____Na última quarta-feira, a cicloativista Márcia Regina de Andrade Prado foi atropelada por um ônibus em plena Avenida Paulista. Como costuma ser muito comum, o impaciente motorista do veículo maior (e motorizado) executou uma manobra imprudente (e ilegal) que acabou por ocasionar a morte da ciclista. Triste e revoltante. Mesmo assim, os companheiros clicloativistas de Márcia reagiram de uma forma muito bonita.
_____No local em que a ciclista foi morta, seus companheiros colocaram uma bicicleta fantasma. Não só isso como, também, fizeram uma pequena obra de arte: ergueram um totem pintado com mensagens de carinho e textos com lições de como os motoristas devem agir na cidade para preservar a vida dos não-motorizados. Responderam à morte com poesia, ensinamentos e cultura; fizeram um convite à vida.



_____Seria ótimo se toda a morte fosse encarada assim. Seria maravilhoso se mortes sem sentido como essa deixassem de acontecer.


#####


P.S.: Para os interessados, o cicloativista Luddista, do blog apocalipse motorizado, fez uma seleção de tudo o que foi publicado na net sobre a morte de Márcia.


P.P.S.: Alguns dos textos expotos no totem podem ser encontrados no site da bicicletada (evento que Márcia era ativa frequentadora).


P.P.P.S.: Para terminar, fica a indicação do texto "Sobre humanos e animais", do sempre ótimo Alexandre Inagaki.


2 comentários:

  1. Aloha Ulisses!
    Falta agora, JUNTO com toda a civilidade apresentada, que ajuda a tornar o Mundo um lugar melhor, faltam alguns atos complementares...
    1) julgamento justo do condutor do veículo motorizado (mundo melhor!)
    2) Enforcamento após o julgamento justo (mundo MUITO melhor!)

    Mas...
    olhando agora, surgiu uma dúvida:
    Teria o Calvin sofrido um acidente junto com o Haroldo naquela descida??

    Aloha!

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Calvin!!! Super!! =)
    Beijoks

    ResponderExcluir