26 de maio de 2009

Frankie95

_____Para quem gosta de swing (estou falando de dança, seus pervertidos!), o dia 27 de abril deste ano foi bastante triste. Aos 94 anos, Frankie Manning faleceu.
_____Frankie foi um dos nomes mais importantes do swing lindy hop. Trabalhando profissionalmente com dança desde 1935, ele continuou extremamente ativo, não apenas dançando como, também, produzindo até a sua morte. Fez parte de lendários grupos de dança, participou de diversos filmes, ensinou, fez coreografias. Sua influência entre os dançarinos é imensa. Algumas sequências de movimentos montadas por ele são comumente reproduzidas por todo o mundo.
_____Se alguém duvida da influência dele, saibam que, para comemorar seu aniversário, entre os dias 21 e 25 deste mês, ocorreu um festival em sua homenagem (marcado enquanto ele estava vivo). Hoje, dia dos seus 95 anos, lindy hoppers de todos os cantos do planeta festejam a vida de Manning dançando. Procurem por “Frankie95” ou “Frankie 95” no You Tube para vocês entenderem a repercussão.
_____O resultado é que a tristeza do dia 27 de abril é esquecida hoje para que se dance. Para quem gosta de swing, dia 26 de maio é dia de alegria.

#####



P.S.: Para quem já conhecia Frankie Manning, os vídeos são manjados. Mesmo assim, posto eles por aqui para quem não conhece.
_____Manning aos 92:






_____E, o mais famoso de todos, no filme Hellzapoppin, de Henry Codman Potter, Frankie Manning aos 27 anos (ele é o dançarino que sola com a parceira entre 1’43” e 2’10”):








P.P.S.: Se alguém estiver interessado em conhecer mais, ele, junto com Cynthia R. Millman, lançou uma autobiografia chamada Frankie Manning: Ambassador of Lindy Hop. Nunca li, mas tenho vontade (e aceito presentes).

2 comentários:

  1. Fico muito feliz em ver seu blog, e principalmente seu texto sobre Frankie!
    É muito bom saber que tem mais gente por divulgando e continuando a plantar sementes do swing!
    Estive no Frankie95, e posso dizer que antes de mais nada o evento tornou translúcida a influência e impacto que Frankie teve nos lindy hoppers em todo o mundo. Com três mil participantes, vindo de vários países e continentes, o evento foi um resgate da memória do Lindy Hop, seus grandes mestres, e da vida de seu emabaixador, Frankie Manning.
    Frankie continuará vivo nos passos do lindy, no shim sham, no Big Apple, em sua música favorita: Shinny Stockings, em cada prática e novo dançarino que escolhe dançar o lindy hop...

    Em Helzapoppin Frankie foi não somente dançarino, como também coreógrafo. Sua parceira nesta gravação foi Ann Johnson.

    Valeu Ulisses! Obrigada pelo texto! Dê uma olhada em nosso blog.. estamos sempre colocando updates e info sobre o LIndy, história, Frankie, etc..

    abraço swingado!

    ResponderExcluir
  2. [...] que é bom dar uma pequena demonstrada. ___Em 2009, tentando comemorar o aniversário de 95 anos de Frankie Manning*, vários lindy hoppers pelo mundo gravaram vídeos com a mesma coreografia**. Mais tarde, todos [...]

    ResponderExcluir