7 de outubro de 2009

Top 10: Asterix e as melhores porradas que os gauleses já deram nos romanos

_____Depois de ter ficado um pouco incomodado com o fato de que grande parte dos meus alunos nem imaginava quem diabos são Asterix e seus irredutíveis companheiros, resolvi montar um Top 10 de porradas que os gauleses deram nos romanos nas historinhas de Goscinny e Uderzo. Confiram abaixo (com spoilers).
Nota: Se necessário, cliquem nas imagens para ampliá-las.

###


10º lugar: A Odisséia de Asterix
_____Deixo na décima colocação uma manobra de abordagem gaulesa em uma galera romana.

###
9º lugar: A Cizânia
_____Para a nona colocação, coloco uma sequência de página inteira. A manobra gaulesa dessa vez é de ultrapassagem. Asterix e Obelix transformam, antes da folha terminar, a vanguarda de um destacamento romano em retaguarda.
###

8º lugar: Asterix Gladiador


_____Cena clássica que não poderia faltar. Enquanto Asterix, com apenas um soco, atinge vários romanos em sequência, Obelix bate nos legionários e coleciona capacetes.

###


7º lugar: Asterix, o Gaulês
_____Nesse trecho de sua primeira história, Asterix já apresenta várias das ferramentas que irá utilizar para vencer os romanos: inteligência (ele e Panoramix enganam os romanos, fazendo com que os filhos da loba tomem a poção que causa crescimento do cabelo e da barba e não a que dá superforça), humor e, óbvio, força.
###


6º lugar: O Adivinho
_____No fim dessa aventura, os irredutíveis gauleses invadem o Campo Fortificado de Petibonum junto com as mulheres da Aldeia. A cena é bem divertida.

_____Mesmo com a importante participação das mulheres nessa história, vale atentar para a visão sexista da década de 70.

###


5º lugar: A Rosa e o Gládio
_____No quinto lugar fica a visita de Obelix ao Acampamento de Aquarium. Acampamento? Que acampamento?
###


4º lugar: O domínio dos deuses
_____Uma impagável invasão de prédio. Aconselho que vocês cliquem na figura – todos os detalhes da imagem são imperdíveis.
###

3º lugar: O filho de Asterix


_____O garoto pode não ser exatamente gaulês, porém, como ele passou a história toda sendo criado pelos membros da Aldeia, vou considerá-lo assim. Imaginei que essa reunião das 10 melhores cenas de porrada entre gauleses e romanos não ficaria completa sem o pequeno bebezinho batendo em um legionário.

###


2º lugar: Asterix entre os Bretões
_____Essa sequência dentro de um edifício não é tão cheia de detalhes quanto a do livro O domínio dos deuses (4º lugar), mesmo assim, a piada com o Obelix descendo e o Asterix subindo (e vice-versa) enquanto espancam os romanos é ótima.
###

1º lugar: Obelix e Companhia

_____Fulgura como campeã de todas essas cenas “violentas” o encontro direto entre Obelix e uma guarnição romana recém chegada à região da Aldeia. Esse encontro solo com os legionários foi um presente de aniversário para o doce entregador de menires. "Parabéns pra você"...


#####

Atualização (13/XI/2009): Pequeno adendo ao Top 10.








6 comentários:

  1. Muito boa seleção! Mas senti falta da página 42 de A Cizânia. Eu diria, modestamente, que essa fulgura ABSOLUTA como campeã de todas as cenas . :) Aproveito para convidá-lo a visitar a comunidade "Asterix - fãs brasileiros", no Orkut, onde conversamos diariamente sobre as aventuras de nossos heróis gauleses (e onde foi publicado este link).
    Abraços e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Fico gratíssimo pela indicação, Mauricio, a comunidade é mesmo bem divertida.

    Quanto a página 42 da Cizânia, eu tb gosto mto... As letras, entretanto, são muito pequenas e não dá para ver no computador. Vou ver se algum amigo pode scaneá-la direitinho e adaptá-la para que eu possa postá-la por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Bem, se a condição era essa, ficarei muito honrado em ser classificado como amigo! :)

    Scaneei e coloquei no Megaupload: http://www.megaupload.com/?d=E2FQFDIA

    Mas, de fato, as letras são muito pequenas... Em todo caso, essa é uma mega-briga, hein... ;)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Mauricio. Muito obrigado.

    Vou ver se daqui umas semanas eu organizo um adendo a este texto com as porradas que os leitores do blog e o pessoal da sua comunidades marcarem como ausentes da minha lista. Pode convidá-los para complementá-la se assim algum deles o desejar.

    Pode deixar que essa imagem de batalha da Cizânia estará na lista.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. [...] bastante conhecimento das personagens. ___Não foi à toa que a comunidade descobriu meu texto “Top 10: Asterix e as melhores porradas que os gauleses já deram nos romanos”. Não apensas o descobriu como fez bons comentários e ótimas indicações de complementos. [...]

    ResponderExcluir