5 de março de 2012

Ao vivo

___Um dos grandes encantos do teatro é a chance única de ver os atores, naquele momento, fazendo de tudo para interpretar aquela peça, para aquele público. Como tudo acontece ao vivo, o que está sendo visto naquela oportunidade pode nunca mais se repetir. Mesmo sendo ficção, a vida está sendo mostrada, escancarada, ali, na sua frente.
___Só que uma vantagem, sempre pode passar a ser uma desvantagem. Já recebi a grana do ingresso de volta porque a atriz do monólogo não apareceu; assisti uma peça em que uma atriz (coitada) quebrou o braço no dia e, mesmo assim, atuou; aturei atores que não sabiam o texto correrem atrás de uma cola para recitar a próxima fala. De todos, o caso mais triste que eu já presenciei aconteceu faz umas duas semanas.
___Cheguei achando o teatro até mais vazio e escuro do que eu esperava. Quando me aproximei da única luz do local, a bilheteria, vi a atendente chorando. Provando que eu sou um monstro sem coração, mesmo assim fui pedir um ingresso. A moça enxugou o rosto e, com os olhos ainda úmidos, disse:
___– Hoje não tem peça. O ator principal acabou de ser atropelado.
___Agradeci um tanto envergonhado, ao mesmo tempo em que ia me afastando. Teatro: a vida sendo mostrada, escancarada, ali, na minha frente.

2 comentários:

  1. Muito obrigada pela visita em meu blog!! O seu parece ser bem interessante, vou estar sempre dando uma passadinha por aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amo teatro, embora não seja uma frequentadora assidua. Mas sou amiga de atores diversos que já passaram por dificuldades parecidas. Como uma garota linda que seria atriz principal e, no dia da estreia, cedeu lugar a substituta, porque o dono da companhia era amante desta. Pode?
    Gostei daqui. E volatrei.

    ResponderExcluir