18 de dezembro de 2012

Postura

___Sempre ouvi de muita gente que um professor deve saber se portar em sala de aula. “Saber se portar”, para quem nunca ouviu a expressão, pode significar muitas coisas: comportar-se, ter atitudes socialmente dignas, não falar palavrões, não se sentar em cima da mesa, não fazer brincadeiras, falar bem de tudo e todos, ater-se apenas ao conteúdo direto, entrar em sala sempre bem trajado, apagar a lousa antes de sair, cumprir sempre bem os compromissos burocráticos, não usar Maldições Imperdoáveis no campus etc.. Em outras palavras ter postura é agir conforme as regras estabelecidas, nunca questioná-las e não incomodar ninguém.

___Eu discordo.

___E, vale dizer, não discordo simplesmente porque, em sala de aula, costumo ter atitudes como a da foto abaixo.

Mauricio Ulisses Trida em sala de aula

___Discordo porque, para mim, um professor que sabe se portar em sala de aula é alguém que ensina. Só isso. Se segue ou não as regras, se é doce ou azedo, se se veste bem ou mal, tudo isso não importa. Um professor tem de ensinar. Todo o resto é perfumaria.



4 comentários:

  1. Ulisses, sua foto é ótima! Podia ser eu nessa foto... Posso dizer que me emocionei!

    E o que você diz é exatamente o que digo: um bom professor não precisa ser coagido a usar fórmulas, regras ou modelos externos. É minha crítica, por exemplo, à ingenuidade de colocarem computadores, apostilas, recursos visuais e o caramba a quatro na sala de aula, em detrimento da imaginação do professor, e subestimando a capacidade de abstração do alunos.

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADA por isso, Ulisses. Desde o começo do ano estou ouvindo essa lenga lenga e tentando me adaptar a algo que simplesmente inexiste.
    Estava fazendo meu planejamento para o ano que vem quando chegou o link para a atualização, não podia ter vindo em melhor hora.

    ResponderExcluir
  3. Rafael, fico contente por tê-lo emocionado. Só acrescento uma coisa: verdade que nada substituí um professor bem preparado e com imaginação. No entanto, isso não significa que investimentos para ajudar no aprendizado não devem ser feitos.

    ResponderExcluir
  4. Dani, fico muito contente por ter ajudado. :-)

    ResponderExcluir