30 de abril de 2019

Mudando a perspectiva

Aviso: Texto com um pequeno spoiler de Game of Thrones

___As imagens com brincadeiras de perspectivas fascinam as pessoas pelo menos desde a época do Renascimento. Não é à toa que essa forma de se produzir imagens afeta a produção iconográfica até hoje, seja com pinturas, desenhos infantis ou jogos de videogames. E existem os mais interessantes caminhos para se brincar com isso. Quem sabe, em um dia de bom humor, eu não coloco um tapete assim no corredor do meu apartamento:


___Trabalhar com perspectivas pode servir para fazer uma imagem impressionante. 


___Ou dar uma indireta sobre o caminho que uma governante está seguindo. 
___Por vezes, uma pintura com um fundo simples e preto pode levar o observador a esquecer a ideia de perspectiva. Um exemplo disso é a Moça com o Brinco de Pérola, pintura de 1665, de Johannes Vermeer.


___No entanto, mesmo com o fundo preto, a perspectiva está lá. Não entre a moça e o fundo, mas no próprio rosto da moça com o brinco de pérola. Observe a imagem e veja de onde vem a luz. Perceba, então, que a perspectiva faz com que pareça que parte do rosto da moça está mais à frente, tanto que recebe luz. Por seu lado, a outra parte do rosto parece estar mais para trás, por isso mesmo aparece mais escura, pois a luz não a atinge. 

###

___Grande parte disso veio à minha cabeça ao descer as escadas da estação Tiradentes do metrô paulistano. Lá está acontecendo, até dia 3 de junho, a exposição Gente de papel. Nela, estão expostas esculturas de papel machê da artista Madalena Marques. A minha preferida é exatamente a Moça com o Brinco de Pérola
___Quando se desce as escadas para a plataforma do metrô, na linha dos olhos, bem ao fundo, fica a Moça com o Brinco de Pérola recebendo a mesma luz do quadro, com o fundo preto e tudo. É uma experiência de perspectiva bem bacana. A obra fica ainda mais interessante quando se visita a exposição e se vê a escultura de perto. Madalena Marques pensou nessa questão da luz atingindo parte do rosto que eu falei alguns parágrafos acima. Só que, como se trata de uma escultura e não de uma pintura, é possível ver a parte não iluminada do rosto da Moça com o Brinco de Pérola. E acaba se ficando com uma sensação de estranhamento e deslumbramento. Recomendo.

#####

P.S.: Não é porque eu gostei da exposição que ela não merece uma crítica. Todo o cuidado para fazer um trabalho que lembrasse (e desvendasse) os detalhes do quadro original da Moça com o Lenço Azul na Cabeça Brinco de Pérola que eu elogiei, acabou não sendo o mesmo em todas as esculturas. A que mais me incomodou foi a escultura representando uma das personagens da pintura Samba, do Di Cavalcanti. A versão da exposição é bem mais moralista. 

Madalena Marques / Di Cavalcanti

Serviço:
Exposição: Gente de Papel
Artista: Madalena Marques
Curadoria: Ana Cláudia Cermaria e João Paulo Berto
Período: 7 de abril a 3 de junho de 2019
Local: Sala MAS/Metrô Tiradentes 
Estação Tiradentes do Metrô – São Paulo – SP
Horários: Terça-feira a domingo, das 9 às 17h
Ingresso: Grátis aos usuários do Metrô


Nenhum comentário:

Postar um comentário