31 de julho de 2019

Dentro de uma caixa

___Faz uns dois anos, fez sucesso no YouTube (nacional e internacional) umas pessoas se enviando pelo correio dentro de caixas – ou algo do tipo. É fácil de achar procurando pelo assunto, mas não recomendo, pois a maior parte desses vídeos vale pelo inusitado e pouco mais do que isso. Mesmo assim, o que foi feito só pela bizarrice, pode valer como introdução para um fato histórico interessante. 
___Henry Brown foi um escravo norte americano no século XIX. Tentando escapar da situação de cativo, em 1849, com a ajuda de alguns companheiros, ele se enviou pelo correio. E, por mais de um dia, ficou dentro de uma caixa, sendo transportado do estado escravista da Virgínia para o endereço de uma sociedade antiescravista na Pensilvânia. 
___Sua forma de pensar fora da caixa deu tão certo que, livre, ele passou a ser conhecido como Henry “Box” Brown, palestrar contra a escravidão e, em 1951, foi para a Inglaterra ganhar a vida como showman. O único problema é que a fama do episódio acabou dificultando sua replicação por outras pessoas escravizadas.

Fac-símile obtido no site UConn Today, garimpado pela estudiosa Martha J. Cutter.

___De qualquer modo, não deixa de ser digno reflexão saber que alguém arriscou sua vida, no século XIX, pela liberdade e, agora, no século XXI, outras pessoas se arriscam por 15 minutos de fama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário