31 de agosto de 2019

Desestruturando

___Em uma época em que aparecem tantas pessoas reclamando sobre a falta de possibilidade de diálogo com quem pensa diferente, eu tenho muito a agradecer ao meu pai. Homem inteligente, meu pai sempre foi aberto à discussão, a apresentar diversos pontos de vista, a argumentar, fazer indicações e afins. Não que ele – ou, principalmente, eu – seja perfeito e nunca tenha perdido a paciência em uma discussão, mas aprendi bastante sobre o quanto vale ouvir a opinião do outro e sobre mudar de ideia. Por isso mesmo, até hoje, faço questão de ouvir a opinião de quem pensa diferente de mim. Uma dessas pessoas é o Luciano Pires, palestrante e autor do podcast Café Brasil
___Mesmo não gostando nem um pouco das opiniões do Luciano, aprecio uma parte do seu trabalho. Pessoalmente, não gosto de podcasts ou canais do YouTube em que alguém começa a falar qualquer coisa sem o menor planejamento. No Café Brasil, o Luciano Pires escreve um roteiro, faz uma interessante seleção musical e tem uma equipe para deixar o podcast muito bem editado.
___Elogios à parte, Luciano Pires abertamente votou no presidente Jair Messias Bolsonaro na última eleição e, agora, tem sido um apoiador tão ferrenho que daria inveja até no infeliz que tatuou “Bolsomito” no braço. Aposto que, se o presidente disser “Pula!”, o Luciano vai perguntar “Até que altura?”. E, no dia seguinte, ainda gravará um podcast dizendo que o Bolsonaro cuida da saúde da população brasileira, querendo que ela se exercite. 


___Todo esse apoio pode ficar um tanto problemático ao ouvir um podcast que o Luciano Pires lançou recentemente: “Infraestrutura”. Ouça, é curtinho.

###

___Eu poderia questionar o apoio a um investimento tão pesado em rodovias. Poderia dizer que é triste – e excludente – alguém ver como positivo a equipe do ministério da infraestrutura rezar um “Pai nosso”. Mas, não vim aqui para atacar o governo, vou me focar em refletir sobre o problema do apoio incondicional do Luciano Pires. 
___Ele começa o podcast dizendo: “Fechei com minha palestra O Meu Everest as comemorações dos 159 anos do Ministério da Infraestrutura em Brasília.”. Lembrando que, além de podcaster, Luciano é palestrante profissional. Em outras palavras, parece que o governo está ajudando a pagar as contas do senhor Pires. Aí, fica muito mais fácil achar o governo maravilhoso. E, óbvio, muito menos confiáveis os seus elogios públicos. 
___Claro, minha atenção à primeira frase do podcast pode ter sido desmedida. Talvez o Luciano Pires tenha se oferecido para, gratuitamente, palestrar para as pessoas do ministério. Eu duvido, mas pode ser. Então, todo apoio que ele dá ao governo hoje, é de graça. Exatamente como faz o meu pai. Ainda bem que meu pai aceita discutir para que eu tente persuadi-lo a mudar de opinião.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário