15 de julho de 2007

O autor assombrado pelos demônios

_____Minha sogra tem muitas crenças e muitos preconceitos, só que parece falar as mesmas coisas que falavam há dez anos como se nada no mundo tivesse mudado. Para ela, signos são como as leis da natureza, a homeopatia salvará a raça humana, homossexualismo é uma doença, os negros e judeus... tá, eu vou parar por aqui. Pelo menos aqui eu paro de falar. Quando ela está a fazer seus discursos sou obrigado a sempre questionar e ficar em um debate inútil por um bom tempo. Ah, se a filha dela não fosse tão maravilhosa...

_____O Sebastianismo foi um movimento místico-secular, surgido em Portugal pouco após o “desaparecimento” (leia-se “a morte”) do rei d. Sebastião, em 1578, na Batalha de Alcácer-Quibir. Depois da morte de dom Sebastião a vida para os lusitanos foi se tornando cada vez mais difícil, ainda mais que, dois anos depois, Portugal foi dominado pela Espanha por mais de meio século. Com dificuldades cada vez maiores, é fácil imaginar como uma boa parcela da população portuguesa seguiu facilmente a idéia messiânica de que o rei d. Sebastião iria reaparecer para conduzir Portugal novamente para uma época de prosperidade. Entretanto, acreditar na volta do rei no nordeste brasileiro, em pleno século XIX (leia-se “seguir cegamente os discursos de Antônio Conselheiro, em plena Guerra de Canudos”), é muito mais complicado. Um rei “desaparecido" voltar alguns anos depois até vai, porém mais de 300 anos depois não existe nem mais o que discutir (mas, é claro que o Elvis Presley ainda está vivo).

_____Minha sogra chega bem perto de ser uma sebastianista em pleno século XXI, acreditando literalmente. Sério. A nova mania dela é diagnosticar que todo ser humano que aparece precisa de uns cinco anos (no mínimo) de análise para resolver problemas que teve na infância. E ela conclama isso aos sete ventos, como se fosse a mais nova verdade universal.

_____Graças a Clio, o Adão Iturrusgarai faz com que eu me sinta melhor.

Reciclagem de futurologos, Adão Iturrusgarai

P.S.: Para quem não entendeu a referência do título, explico aqui e deixo recomendada a leitura do livro O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro, de Carl Sagan.

P.P.S.: Para quem concorda com alguma das crenças da minha sogra, a leitura do livro de Sagan é obrigatória.

__________

Leitura também recomendada: “Pessoas-Que-Acreditam-em-Coisas”, de Alex Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário