3 de novembro de 2007

Pedestres criminosos

Bem estacionado

_____Trabalhei na rua da foto acima durante quase todo este ano e por diversas vezes vi cenas iguaizinhas às da imagem (mas, só na última quarta eu estava com uma máquina fotográfica). A rua é larga, é permitido estacionar, sobram vagas, mas, mesmo assim, sempre aparece algum infeliz e estaciona o carro em cima da calçada. Alguém pode me explicar por que alguns motoristas fazem isso? É tão irracional. Sempre há vagas nessa rua, inclusive o ponto da calçada em que o motorista mal-educado estacionou é uma vaga. Se ali é uma vaga, por que alguém estaciona em cima da calçada?

Trânsito de pedestres proibido

_____Os motoristas estacionam nas calçadas porque querem ruas maiores? Porque querem atrapalhar os pedestres? Pois acham que são donos do mundo? Pois querem que os pedestres tenham de andar na rua para que eles possam matar mais pessoas atropeladas? Eu não sei qual a resposta correta, mas tenho certeza que a impunidade no momento de se aplicar multas nesses casos ajuda muito a fazer com que cenas assim se repitam.

_____Sabem como as autoridades competentes agem em casos assim? “Em São Paulo (...) os agentes de trânsito têm como procedimento padrão solicitar a retirada do veículo estacionado em calçadas antes de aplicar a multa. Algo como um policial solicitar que o ladrão pego em flagrante devolva a carteira roubada para, em seguida, liberar o criminoso com um tapinha nas costas.”*. Creio que falta pouco para começarem a prender por crime de incomodo aos carros os pedestres que são atropelados, inclusive os que são atropelados em cima das calçadas.

P.S.: Fica como indicação o fotolog Cadê a calçada?. Está meio parado ultimamente (duvido que seja por falta de assunto), mas tem bons arquivos para se olhar.

__________

* A citação foi retirada da crônica “Globalização motorizada”, publicada em 28 de fevereiro deste ano no blog apocalipse motorizado, mas, como não é difícil perceber, poucas coisas mudaram desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário