25 de julho de 2010

Falta de tato

___Reconhecer que nem todo mundo é igual, que algumas pessoas possuem necessidades que outros não possuem, é bastante importante. Mesmo assim, apenas reconhecer é um passo pequeno. Ajudar pode ser um dos passos seguintes, mas nunca ajudando automaticamente, sem parar para pensar - ou toda a boa vontade pode ir por água abaixo.
___A Pinacoteca do Estado é, atualmente, um dos melhores museus de São Paulo. Além de um excelente acervo, a instituição renova suas exposições constantemente e mantém bons trabalhos até fora dos próprios muros. Seu “Núcleo de Ação Educativa” é organizado e possuí, inclusive, um “Programa Educativo para Públicos Especiais”.
___Entretanto, só organizar um programa para pessoas com necessidades especiais não resolve tudo. Tentar se colocar no lugar do outro tem de ser a base para qualquer ação desse tipo.


###


___Aproximo-me de um grupo grande e vejo a guia segurando um gravador que descrevia a obra. Alguns deficientes visuais tocavam a escultura Moema, de Rodolfo Bernardelli. Assim que o gravador parou de falar, a instrutora começou a contar a estória da índia.


___Ao terminar, ela perguntou para o grupo:
___– Viram?
___De pronto, um garoto respondeu:
___– Não.
___Para vocês visualizarem um pouco melhor a cara de sem graça que a guia fez, deem uma olhada na Fernanda Gentil, há mais ou menos um mês.







###

___Tudo bem, eu concordo, qualquer um pode escorregar e cometer uma gafe. Mesmo assim, só uma falta de cuidado sem par pode justificar as fotos a seguir.
___Estão vendo a maquete aí de baixo? Perceberam a plaquetinha, com braille, para que os deficientes visuais consigam não só sentir a miniatura do prédio, como, também, saber textualmente do que se trata?


Maquete - Pinacoteca I


___Ótimo. Agora notem que a maquete está dentro de uma redoma de vidro e, portanto, a plaquinha com o braille está totalmente inacessível ao toque.


Maquete - Pinacoteca II


___Empatia pura, né?

4 comentários:

  1. Eu acho que eles podiam e deveriam fazer um teste quanto a esse questão de acessibilidade antes de abrir ao grande público. No entanto é comum se ver esse tipo de coisa. Desde rampas mal feitas até outras que acabam levando a um batente no final.

    Eu lembro de um professor na faculdade que chegou a conversar com a turma para que o pessoal apoiasse ele, por que ele estava pensando em ir a coordenação dizer que se recusava a dar aula por que não conseguiram uma sala no 1º anda para ajudar colega que tinha dificuldade de locomoção e um outro professor se recusava a trocar de sala com ele simplesmente por que não gostava de subir escadas. Enquanto a moça realmente tinha dificuldades e não podia subir.

    Eu lembro que achei atitude do outro professor de uma falta de humanidade sem tamanho e que uma pessoa que se importa tão pouco com as pessoas, não merecia ser um professor.

    ResponderExcluir
  2. que nojo,quem fez essa porcaria?

    ResponderExcluir
  3. Youre so cool! I dont suppose Ive learn anything like this before. So nice to search out any person with some original thoughts on this subject. realy thank you for starting this up. this web site is one thing that is needed on the net, somebody with a bit of originality. helpful job for bringing one thing new to the internet!

    ResponderExcluir