21 de julho de 2012

Com que roupa?

___Fui contratado para dançar em um dos dias que o André Rieu se apresentou em São Paulo.* Ao telefone, pegando as informações do serviço com a moça que estava me contratando, perguntei:


André Rieu


___– Que roupa que eu devo usar?
___– Ah, fica tranquilo. É para parecer que você e a sua parceira resolveram dançar embalados pela música, como se fosse completamente espontâneo e natural. Vá com a mesma roupa que você usaria para ver um concerto de música clássica.


###


___Não sou o maior frequentador de concertos de música clássica, mas já fui diversas vezes. Minha média é de mais ou menos um a cada dois meses.
___Para quem nunca foi, falo rapidamente sobre as roupas que as pessoas usam. Sempre existe um pessoalzinho que não dispensa roupa social e umas pessoas mais à vontade – de jeans e camiseta. Se muito não me engano, tirando ao ar livre, nunca vi ninguém de chinelo, bermuda e afins. Engraçado mesmo são as óperas: enquanto algumas pessoas como eu vão de jeans, já vi mulheres de vestido longo e homens de smoking. (Não, não era o maestro.).


Escravo da roupa, por Troche


___Sempre tentei entender por que diabos alguém vai a uma ópera que dura, por vezes, mais de três horas com um vestido que não é nada confortável, que não vai deixar você sentar a vontade. Parece (Só parece?) que é mais importante ostentar riqueza, ostentar a roupa, ostentar a ida à ópera, ostentar a própria idiotice, do que apreciar o que vai ser representado no palco.


Escrava da roupa, por Troche
###


___– Ah, que bom –, falei para a moça que estava me contratando –, posso usar a mesma roupa que eu usaria para ir a um concerto normal? Achei que eu não poderia usar calça jeans.
___– Credo, Ulisses! É claro que você não pode usar calça jeans. Vai ter uma orquestra lá.


Roupas e o preconceito de classe, por Troche


___Fiquei com vontade de perguntar se uma orquestra merecia me ver com roupas “melhores” do que o Emicida, os meus alunos, a minha esposa, o motorista do ônibus, o médico do SUS, o Mestre Yoda ou a presidenta, mas, pelo bem da minha contratação, desculpei-me e fui para o armário conferir como estava a minha roupa social.


#####


P.S.: Os quadrinhos que ilustram esta postagem pertencem ao fantástico cartunista argentino Gervasio Troche. Seu trabalho me lembra um pouco o do brasileiro Rafael Sica. Recomendo ambos entusiasticamente.


__________
* Antes que me perguntem, respondo aqui no rodapé: Os músicos não são ruins, mas o show em si é só uma reunião do que existe de mais famoso na música clássica e alguns extras. Se você ouvir por mais de duas vezes, vai parecer banda de festa de casamento/formatura: sempre o mesmo repertório. Por fim, o pior de tudo é que o Rieu desce a música clássica ao patamar da auto-ajuda: tudo é “O mais lindo!”, “Essa música vai fazer vocês felizes para sempre!”, “Vocês são o melhor público que eu já tive!”, “Adoro o Brasil!”, “Depois de ouvir esta valsa você vai influenciar pessoas, fazer amigos, liderar como Jesus Cristo, ter um pai rico e comer o queijo do seu chefe!” e mais um incontável número de exclamações elogiosas para tudo.

7 comentários:

  1. Eu confesso que detesto essa pressão por vestir roupas sociais e, principalmente, sapatos sociais. Eu costumo brincar que uma festa que você não pode ir de tênis não é uma festa.

    ResponderExcluir
  2. Totalmente de acordo, conforto sempre. Eu não costumo ir muito a concertos, mas meses atrás fui ao Municipal ver As Valquírias, tanto meu marido quanto eu fomos com a roupa do dia-a-dia, confesso que num primeiro momento fiquei um tanto constrangida por estar de calça e sapatilha enquanto a maioria das mulheres estavam de vestido e sapato de salto, mas isso passou quando percebi, já na volta do primeiro intervalo, que muitas delas já tinha tirado os sapatos que machucavam os pés.

    ResponderExcluir
  3. Hehehe, me orgulho de não ir a concertos de calça (a não ser quando vou tocar, afinal sou músico de orquestra). Vou sempre de shorts, e só uma vez um segurança encanou, mas dei uma despistada nele. E, por precaução, sempre levo uma calça na mochila.
    O público já não é expressivo, então acho que barrar alguém por não estar de social é um pouco de burrice.

    ResponderExcluir
  4. [...] comentários do texto “Com que roupa?” não foram muitos, mas foram bem bacanas. Faria minhas as palavras do Leonardo Xavier (aqui) e [...]

    ResponderExcluir
  5. [...] Eu sei que tem gente que acha errado quando me vê criticando algo ou alguém; sei que isso pode me fazer mal profissionalmente; sei que iriam gostar mais de mim e que eu me daria melhor calando a minha [...]

    ResponderExcluir
  6. Eu já penso o contrário. Acho lindo usar roupas sociais para a ocasião. Penso que os músicos, maestros se vestem super bem para a apresentação, por respeito aos que vão prestigiar o seu trabalho, e nada mais justo, que nós façamos o mesmo. Um pouco de tradição não faz mal a ninguém. O teatro é maravilhoso, pomposo, e se adequar ao ambiente não deve ser uma obrigação mas, uma questão de bom senso.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, nem você e nem elas estavam certas. O lugar pede uma roupa social, e se você não gosta ou não consegue ficar de salto por muito tempo, existem sapatos sociais e bonitos com saltos baixos e confortáveis. Mas, usar roupa do dia a dia em um teatro, não acho legal. Acho até desrespeitoso. Então, assista pela internet, na sua casa, e de pijamas.

    ResponderExcluir