6 de janeiro de 2013

Presépio: como fazer

___Como hoje é Dia de Reis, dia de desmontar presépios e enfeites natalinos, vou relatar um pequeno diálogo de fim de ano.


###


Presépio


___Casa de uma amiga, cerca de uma semana antes do natal.


___Eu estava a olhar o presépio que ela havia montado perto da porta de entrada.
Ela: Gostou?
Eu: Sim, está bonito. A Maria e o José, os reis magos, o presépio com uma vaca e um burrinho. Mas... não está faltando Jesus?
Ela: Você não sabe, Ulisses? O certo é só colocar o Menino Jesus no dia 25, quando ele nasce.
Eu: Jura?
Ela: Claro. Nunca viu fazerem isso?
Eu: Nunca... E, se for assim, melhor refazer o presépio.
Ela: Por quê?
Eu: Oras, se é para colocar Jesus só quando ele nasce, então agora deixa montado só o presépio com a vaquinha. No dia 24 você coloca o José, a Maria e o burro. No dia 25, Jesus. E os reis magos você coloca só no dia 6 de janeiro. Diga-se de passagem, coloca e já desmonta.


#####


P.S.: Aproveitando o tema, saibam que o Museu de Arte Sacra de São Paulo tem uma ala com uma exposição permanente de presépios. Vale muito a pena.


###


Nota: Texto livremente inspirado em um café com o Fabio Ferreira.


 

2 comentários:

  1. Leitores... esse texto deve ser uma farsa. Na verdade eu até estava acreditando nele, mas qdo fui ver sobre a exposição "PERMANENTE" que o Ulisses falou vejam só o que eu li:

    "Presépios: no museu como em casa" - Período: de 28 de novembro de 2012 a 06 de janeiro de 2013. (http://www.museuartesacra.org.br/expoanteriores.html)

    Nunca imaginei isso. Um professor e historiador trollando leitores dessa forma. Imaginem só, utilizando informações do Museu de Arte SACRA para isso. Que pecado!

    Abraços Ulisses...

    ResponderExcluir
  2. Fabio, meu querido, o Museu de Arte Sacra é especializado nesse tipo de arte. Por conta do natal, eles montaram uma exposição que não era permanente, a "Presépios: no museu como em casa", mas, além dessa, existe uma ala inteira do museu dedicada a presépios e essa é permanente. Confie em mim e vá conferir. É só perguntar para os guias do museu q eles indicarão para vc (pois fica em um local separado das outras peças a exposição permanente de presépios). Vá lá ver.

    Abraços.

    ResponderExcluir