8 de agosto de 2013

Curso: A magia da realidade – uma visão das Ciências Humanas e Biológicas

Calendário atualizado em 26/IX/2013.
#####
___Quase todo ano eu ofereço para os meus alunos do Ensino Médio algum curso extracurricular sobre algo que eu entendo, mas que normalmente fica fora da grade normal de um curso de História –, seja por falta de tempo, seja por falta de interesse do Poder Público. Já dei cursos sobre a História da dança de salão, do xadrez, dos povos pré-colombianos, sobre mitologia nórdica, já analisei, as vezes durante todo o ano, livros como A Divina Comédia, de Dante, O Cavaleiro Inexistente, de Italo Calvino, ou o Decameron, de Boccaccio. 
___No segundo semestre do ano passado, retirei da pedra um curso sobre lendas arturianas com uma professora de Literatura. O bom resultado me animou a tentar outro curso interdisciplinar, só que, desta vez, com uma área não tão próxima. Neste ano, darei um curso com um professor que, faz anos, eu admiro: o biólogo Fernando Domenico.*
___O curso foi inspirado por Deus na obra A Magia da Realidade, o novo livro de divulgação científica (excessivamente ilustrado) de Richard Dawkins. Além dele, são apoios praticamente obrigatórios as obras de Carl Sagan –, principalmente o livro O mundo assombrado pelos demônios e o livro e documentário Cosmos.
###
___Segue o cronograma do curso:
- Aula 1 (dia 5/IX): Introdução, professores Trida e Fernando. 
- Aula 2 (dia 12/IX): O conhecimento mitológico é científico?, professor Trida. 
- Aula 3 (dia 19/IX): O misticismo, a pseudo-ciência e as falhas da percepção humana, professor Fernando. 
- Aula 4 (dia 26/IX):  Os ombros dos gigantes, professor Trida. 
- Dia 3/X: A aula deste dia foi transferida para a semana seguinte por conta de uma atividade escolar. 
- Aula 5 (dia 10/X): A navalha de Occam e outras ferramentas céticas, professor Fernando. 
- Aula 6 (dia 17/X): Da Idade das Trevas ao Século das Luzes, professor Trida. 
- Aula 7 (dia 24/X): Mas afinal, por que ser cético?, professor Fernando. 
- Aula 8 (dia 31/X): Divulgação científica, professores Trida e Fernando. 
- Aula 9 (dia 7/XI): Debate sobre o capítulo 11, “Por que coisas ruins acontecem?”, do livro A Magia da Realidade, de Richard Dawkins, e fechamento do curso, professores Trida e Fernando. 
###
___O curso irá ocorrer às quintas-feiras (de 5 de setembro a 7 de novembro), do 12h10min até 12h55min, na sala 16T, do prédio Ary Torres, da Etesp.** A entrada é completamente gratuita e livre para qualquer interessado. 
#####
P.S.: Aproveitando o convite para o meu curso, fica aqui um link para o trailer da nova versão de Cosmos, estrelando, desta vez, Neil deGrasse Tyson.

__________
* Para quem se interessa por Biológicas, a especialidade do Fernando é gafanhotos. Links aqui para o mestrado e para o doutorado dele. 
___Aproveitando a nota de rodapé, vale dizer que eu já dei algumas aulas junto com o Fernando, analisando o livro Admirável Mundo Novo, do Huxley, e tudo funcionou muito bem. 
** Av. Tiradentes, nº 615, Bairro do Bom Retiro, São Paulo, SP. Bem pertinho do metrô Tiradentes. 


5 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! Alguma chance de ser gravado/transmitido online?

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento, Lucas. A escola é pública e sem recursos para essas coisas... Infelizmente os professores tb não t/ recursos.

      Excluir
  2. Grande iniciativa, será um prazer participar!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da iniciativa e do tema. Adoraria participar. É realmente só comparecer sem a necessidade de formulário ou coisa do gênero?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Diego, é só comparecer e aproveitar. Não precisa preencher nada (e assim eu tb não preciso trabalhar com nenhum tipo de burocracia).

      Excluir