31 de janeiro de 2019

Menos aulas de História: “Está tudo normal...”


___Leciono História para os alunos da Escola Técnica de São Paulo desde 2009. Nos meus primeiros anos de Etesp, eu ensinei para os estudantes do Ensino Médio, que tinham aulas apenas no período matutino. Obviamente, as aulas de História eram dadas para os três anos do Ensino Médio. Apenas duas aulas de História por semana, mas, mesmo assim, aulas de História nos três anos.
___Nos últimos anos, o Centro Paula Souza, a autarquia do governo do estado que manda nas escolas técnicas, começou a abolir o Ensino Médio simples nas escolas técnicas. Comecei, então, a dar aula para as turmas do ETIM: Ensino Médio Integrado ao Técnico. Meus estudantes passaram a ter aula de manhã e à tarde, mas continuavam a ter aulas de História nos três anos do Ensino Médio (Integrado ao Técnico). Apenas duas aulas de História por semana, mas, mesmo assim, aulas de História nos três anos.
___Na última reunião pedagógica a direção anunciou que o ETIM de Informática seria substituído pelo de Desenvolvimento de Sistemas. “Qual a diferença?”, algum incauto perguntou. “Ah...”, responderam aparentando completa normalidade, “é só uma atualização do curso de Informática. Vai continuar um Ensino Médio junto com o Técnico, com três anos e tudo. Só vão modificar algumas coisinhas.”. Entre as “coisinhas” que vão modificar está o ponto que as aulas de História só serão dadas nos dois primeiros anos. Apenas duas aulas de História por semana, mas, agora, aulas de História somente por dois anos.
___Alguém acha que isso vai beneficiar os estudantes? Que vai fazer bem para a formação deles? Que isso é bom para a sociedade?

###

___A proposta de lei do “Escola sem Partido” é um dos temas que mais tem afetado as instituições de ensino nos últimos anos. Tenho duras restrições a esse projeto que apenas finge não ter partido, porém não é isso que quero comentar neste texto. Como o próprio site deles diz “O Programa Escola sem Partido é uma proposta de lei que torna obrigatória a afixação em todas as salas de aula do ensino fundamental e médio de um cartaz com o seguinte conteúdo:”


___Quero atentar para uma parte do terceiro item. “O Professor não... incitará seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas.”. Portanto, para os defensores do “Escola sem Partido”, eu não devo, talvez nem aqui no meu blog, incitar meus alunos a se manifestarem contra a bizarrice que vai ser extirpar um ano completo de aulas de História da formação deles. 


___Gostaria muito de ouvir quem pode achar a eliminação de aulas de História algo positivo. Agora, se ninguém achar que isso é bom, penso que talvez seja mais do que hora de começar a incitar os estudantes a participarem “de manifestações, atos públicos e passeatas.”. 

#####

P.S.: Caso alguém precise de algum tipo de justificativa para se estudar História, recomendo um vídeo do Oldimar Cardoso:


5 comentários:

  1. Se eliminar as aulas de História já é algo muito ruim, eliminar a possibilidade de os alunos terem mais um ano de aula com você é um crime!

    ResponderExcluir
  2. História é uma aula muito importante e cheia de aprendizagem pós ela vive se repetindo,estou chocada com essa "escola sem partido" 😪

    ResponderExcluir