24 de março de 2020

Dever de crítica

___Em 2017, descobri que Laura, minha aluna à época, é filha do cartunista Cláudio de Oliveira (que, atualmente, trabalha no Agora). Achei a informação interessante e, sem falar mais nada, comecei a acompanhar o trabalho do Cláudio. 
___Alguns meses depois, em uma prova de História que a sala da Laura iria fazer, coloquei a seguinte questão:

___Depois que Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente, em 2002, o cartunista Cláudio de Oliveira publicou a seguinte charge no Pasquim 21:

___Agora, em 2017, Cláudio afirma que o mesmo valeu para Dilma e vale para Temer, “Penso que o chargista não tem o direito de crítica, mas o dever de crítica. Esse é o seu trabalho.” (http://chargistaclaudio.zip.net/arch2017-01-08_2017-01-14.html#2017_01-09_11_57_05-2424842-0).*
___Em 1831, um dos mais ferrenhos críticos do imperador d. Pedro I foi o jornalista Líbero Badaró. Muitos à época acreditaram que essas críticas que fizeram Badaró ser assassinado e culparam o autoritarismo do imperador. Também foi utilizado à época para apontar o autoritarismo de Pedro I
a) a existência do Poder Executivo, que dava plenos poderes ao imperador.
b) o direito ao voto, expresso na constituição de 1824.
c) a fuga da família real lusitana para o Brasil.
d) o fato de que ele outorgou a constituição de 1824.
e) o golpe da maioridade, com o qual Pedro se tornou imperador com apenas 14 anos.**
 

___A lembrança dessa história é completamente doce para mim porque, ao terminar a prova, a Laura, sem falar mais nada, veio me dar um abraço. 
___Lembro disso agora porque me impressiona muito os constantes escândalos do presidente Jair Bolsonaro contra a imprensa que o critica. Está aqui um vídeo com um dos exemplos mais marcantes, mas dá para achar o maluco ladrando contra a imprensa que o critica quase que diariamente. Para se ter uma ideia, é mais fácil achar o Bolsonaro batendo na imprensa do que miliciano na vizinhança do condomínio em que ele mora. 
___Não estou dizendo que um jornalista ou um cartunista não possam falar sobre coisas bacanas, inclusive do governo. No entanto, vale lembrar, quem só elogia o governo, está mais para marqueteiro do que qualquer outra coisa. Creio que fica fácil saber que tipo de imprensa o Bolsonaro deseja. Ou melhor, que tipo ele tenta impor. 

__________
* O link foi colocado exatamente assim na prova. Infelizmente, o endereço não existe mais. O Cláudio ainda publica boa parte do seu trabalho online. Parte pode ser encontrada neste link e seus livros podem ser comprados pela Amazon
** Caso seja necessário para alguém, a resposta é a letra D: dom Pedro I foi criticado como um governante autoritário por outorgar a Constituição de 1824. 

Um comentário:

  1. Professor Maurício, saudações. O senhor compreendeu bem o sentido do trabalho de um chargista. Seria bom que todos compreendessem dessa forma. Deixo um grande abraço e os novos links do blog e página no Facebook. Vou mostrar seu post a Laura.
    https://chargistaclaudio.blogspot.com/
    https://tinyurl.com/y5p54ful

    ResponderExcluir