25 de dezembro de 2006

Cadê?

Se as pedras falassem...
Tem gente que acredita em cada coisa, de Papai Noel até...
P.S.: As pedras costumam ser irônicas, mas, tenho de admitir, ainda não chegaram à excelência dos jornalistas da Tribuna da Imprensa. Dê uma olhada na capa escolhida para festejar a vitória do Internacional de Porto Alegre sobre o Barcelona no Mundial Interclubes:

21 de dezembro de 2006

Como Você se Masturba? (Desafio de Desconstrução de Tabu)

_____Já faz um tempo, eu acompanho o blog Liberal-Libertário-Libertino com muito prazer. Cheio de idéias estranhas, com uma redação maravilhosa e conhecimentos literários admiráveis, seu autor, Alex Castro, consegue entreter bem seus leitores sobre os mais diversos assuntos (mesmo se for por causa de seus mais íntimos acontecimentos pessoais). O LLL é definido como “Um blog sobre rebeldia, contemplação e sacanagem, regado a muita literatura e humor.” O objetivo principal da produção, segundo o autor, é discutir “as várias prisões que acorrentam o homem, como ambição, verdade e medo.”.
_____Na última postagem, Alex Castro sugeriu que os leitores respondessem algumas perguntas sobre masturbação. Segue a postagem logo abaixo:

Como Você se Masturba? (Desafio de Desconstrução de Tabu)
Eu cresci ouvindo que a masturbação era legal. Meus pais, os professores de saúde e educação sexual, os livros de "
sexo para jovens" que minha mãe me dava, eram todos unânimes: masturbação é uma forma saudável das crianças explorarem o próprio corpo, aprenderem a ter prazer e se prepararem para a vida sexual.

Apesar disso, toda a minha experiência social demonstra o contrário. Masturbação aparentemente não é legal nem saudável: é um dos últimos e mais poderosos tabus da nossa cultura. Dependendo do ambiente e do momento, as pessoas falam de tudo, discutem sua impotência ou frigidez, falam da sua flatulência, contam anedotas sexuais constrangedoras.... mas ninguém se masturba! Ninguém conta do que houve aquela vez em que se masturbou. Ninguém comenta a punheta que bateu no outro dia. Ninguém troca experiências sobre diferentes métodos de auto-gratificação. Amigos boca-suja que falam tudo, tudo mesmo, sobre sexo e funções corporais, aparentemente nunca ouviram falar em masturbação. Devem achar que se masturbar, ou admitir que se masturbam, é algo emasculante, patético, doentio.

Ué, mas não era pra ser algo saudável e legal que todo mundo faz? Eu, realmente, não entendo nada.

Então, já que o LLL é um espaço pra desnudar prisões e ir contra as convenções, eu pergunto:

  • Como você se masturba? Com que frequência?
  • Qual foi o seu ápice masturbatório, a época em que mais se masturbou? Quantas vezes em média?
  • Como você aprendeu a se masturbar? Com que idade se masturbou pela primeira vez?
  • Você já usou algum tipo de apetrecho/objeto pra te auxiliar, de KY a pepinos, passando pelo gato da vizinha?
  • Já masturbou outra pessoa?
  • Você pára ou parou de se masturbar quando tem uma vida sexual regular? Qual é a diferença dos seus padrões masturbatórios quando está solteiro e quando está num relacionamento?
  • Qual foi o lugar mais estranho onde já se masturbou?
  • Que tipos de estímulos ou inputs você usa/prefere/precisa? Ou seja, você se masturba pensando em algo, ou precisa/prefere ler uma revista, ver um fime, olhar uma foto, etc, algum input externo?
  • O que você evoca pra se masturbar? Cenas de filmes, cenas que viveu, cenas que você fantasia mas que nunca aconteceram, a imagem que alguém conhecido ou não, o cheiro, o toque ou a voz desa outra pessoa, etc?
  • Você já teve vergonha de se masturbar e tentou parar?
  • Você já foi flagrado se masturbando?

Hmmm, esqueci alguma coisa?

Será que vocês encaram o desafio? Sintam-se livres. Respondam todas ou só algumas das perguntas. Respondam outras perguntas que não fiz. Não precisam escrever muito nem revelar tudo, mas que seja verdade o pouco que disserem, senão não tem graça. Caso não se sintam confortáveis, podem fazer comentários anônimos. Se possível, respondam as perguntas em seus blogs com link pra cá. Se preferirem não responder, pelo menos divulguem as perguntas em seu blog e vejamos o que as pessoas respondem.

Daqui a pouco, faço um post. O título será bem explícito, Elogio à Masturbação. Quem não se sentir confortável, que não leia.

*****


_____A proposta do Liberal-Libertário-Libertino parece mais do que clara. Sendo assim, como acho que ter a chance de ler um texto do Alex Castro como pagamento pela minha intimidade parece um bom preço, vou responder as perguntas aqui no Incautos do ontem e esperar que isso sirva de auxílio a ele para a redação do “Elogio à Masturbação” (Erasmo de Roterdam iria ter uma inveja...).
_____Vamos às perguntas:
- Como você se masturba? Com que freqüência? Na maioria das vezes, costumo me masturbar utilizando, simplesmente, minhas mãos, sem mais nenhum auxílio. Atualmente a freqüência varia de 3 a 4 vezes por semana.
- Qual foi o seu ápice masturbatório, a época em que mais se masturbou? Quantas vezes em média? Meu ápice foi na adolescência (creio que aos 14, 15 anos). Eu costumava me masturbar de duas a três vezes por dia.
- Como você aprendeu a se masturbar? Com que idade se masturbou pela primeira vez? Aprendi a me masturbar sozinho, por volta dos 11, 12 anos... Comecei me tocando e, aos poucos, descobri o que era aquilo que eu fazia. Estudei em um colégio de freiras que faziam questão de deixar claro o quanto isso era errado (até nas aulas de “Educação” Sexual). No começo eu mal conseguia entender direito do que se tratava. Só depois de adquirir certa experiência e ouvir diversas coisas sobre o assunto é que fui entender.
- Você já usou algum tipo de apetrecho/objeto pra te auxiliar, de KY a pepinos, passando pelo gato da vizinha? Já experimentei cremes, luvas e afins. Contudo, prefiro o “cinco contra um” clássico, só uma mão sem mais nada.
- Já masturbou outra pessoa? Já masturbei muitas pessoas. Masturbei todas as minhas namoradas e, se bobear, todos os casos que tive também.
- Você pára ou parou de se masturbar quando tem uma vida sexual regular? Qual é a diferença dos seus padrões masturbatórios quando está solteiro e quando está num relacionamento? Nunca parei de me masturbar por conta de um namoro ou afim. Entretanto, quando estou em algum relacionamento, com uma vida sexual regular, costumo diminuir a freqüência. É bom lembrar que o costume de masturbar um ao outro, surge e torna-se constante.
- Qual foi o lugar mais estranho onde já se masturbou? Hum... muitos... Acho que em uma vídeo-locadora.
- Que tipos de estímulos ou inputs você usa/prefere/precisa? Ou seja, você se masturba pensando em algo, ou precisa/prefere ler uma revista, ver um filme, olhar uma foto, etc, algum input externo? Muito raramente uso fotos, filmes ou afins... Apesar de que, admito, existem certas leituras que me deixam excitado (desde lugares comuns, como Marquês de Sade e Boccacio, até Castro Alves e o aparentemente pudico Machado de Assis).
- O que você evoca pra se masturbar? Cenas de filmes, cenas que viveu, cenas que você fantasia mas que nunca aconteceram, a imagem que alguém conhecido ou não, o cheiro, o toque ou a voz dessa outra pessoa, etc? Costumo lembrar de fatos ocorridos no dia-a-dia, pequenos detalhes de certas pessoas, fantasiar estórias...
- Você já teve vergonha de se masturbar e tentou parar? Como eu disse a pouco, estudei em um colégio religioso que me fez sentir-me um tanto culpado com o fato de me masturbar. Segurei a masturbação por algum tempo aos 13 anos, mas foi apenas uma fase. Logo questionei e voltei à “programação normal”.
- Você já foi flagrado se masturbando? Já... principalmente por membros da minha família na minha fase mais ativa. Sempre foi algo bem constrangedor e raramente discutido.

*****


_____Minhas respostas estão aí e as perguntas já estão divulgadas para quem mais quiser responder. Agora é só esperar a produção do “Elogio” no LLL e aproveitar. Não deixem de entrar no Liberal-Libertário-Libertino, os textos valem mesmo a pena.

20 de dezembro de 2006

Brasil: o país da piada pronta

_____Com toda a discussão sobre o aumento de salário dos deputados e senadores, a decoração de natal do Congresso Nacional este ano não poderia ser outra. Piada pronta, parece mesmo que todo o Congresso está a rir do Brasil.

P.S.: Já que eu falei, na postagem anterior, sobre todos os privilégios que os deputados têm, o Angeli, com muito mais talento, publicou, hoje na Folha, uma charge sobre o assunto. Aproveite:

_____
Fontes: Blog do Fernando Rodrigues e foto de Lula Marques.

19 de dezembro de 2006

Vai só fazer cara feia?


_____Incomodado com o aumento de salário dos deputados? Faça mais do que só cara feia. Escreva para o seu deputado, descubra quem votou a favor, assine a petição on-line contra o abuso, vote descentemente nas próximas eleições...
_____

11 de dezembro de 2006

Festa no Inferno

_____Ficam aqui registrados os meus mais sinceros desejos de que o general Augusto Pinochet Ugarte habite, agora, o sétimo círculo do Inferno.

“Mas olha o vale: o rio é não distante
De sangue, onde verás fervendo aquele,
Que violência exerceu no semelhante.

“Ó ira louca, ó ambição, que impele
Na curta vida nossa, ao inferno arrasta
E para sempre nos submerge nele!”.
(Dante, Divina
Comédia
. Livro I, Canto XII, v. 46-51)

P.S.: Posso ter meus problemas com o presidente Lula, mas admito que gostei muito do comunicado oficial dele perante a morte do ditador: “O General Augusto Pinochet simbolizou um período sombrio na História da América[...]. Foi uma longa noite em que as luzes da democracia desapareceram, apagadas por golpes autoritários. Cabe fazer votos de que nunca mais a liberdade na região venha a ser ameaçada e que, em cada País, os povos possam sempre resolver em paz as suas diferenças.”. Só resta saber se ele fará uma nota parecida quando o Fidel Castro morrer.
P.P.S.: O mais absurdo é saber que tem gente que realmente fica triste com a morte desse porco. Bem... também, vai querer o que. Veja a foto da figura.

_____
Imagem: Santiago Llanquín - 23.ago.1996/Associated Press.

10 de dezembro de 2006

Campanha “Use seu automóvel”

com o patrocínio do governo de São Paulo.
P.S.: A BMW, nos idos da II Guerra Mundial, produzia motores de avião. Como as empresas automobilísticas parecem ter grande apoio do governo, em breve vamos poder ver a campanha “Use seu helicóptero ou jatinho particular.”. Vocês sabem como é... transporte para o povo.
P.P.S.: O ótimo blog Apocalipse Motorizado tem dado uma atenta cobertura para o aumento do transporte público e seus derivados. A minha postagem preferida é a “Prefeitura aumenta ônibus acima da inflação em SP”, do dia 16/XI/2006. Não deixem de ler.

5 de dezembro de 2006

No dos outros é refresco (parte II)

_____Nem deu uma semana que escrevi aqui comentando o caso das charges que, de algum modo, ofendem pessoas de determinadas religiões e começa um caso bobo de membros da Igreja Católica a choramingar e condenar piadas feitas sobre o papa Bento XVI. Creio que vale a pena ler a reportagem abaixo:

Secretário do Papa pede moderação em sátiras a Bento XVI

(Agência EFE. Yahoo! Notícias. 14/XI/2006)

O secretário pessoal do Papa, Georg Genswein, pediu hoje que sejam interrompidas "imediatamente" as sátiras feitas em alguns meios de comunicação italianos sobre Bento XVI.

"Concordo com a sátira, mas algumas não são inteligentes e ofendem os homens da Igreja. Não são aceitáveis. Espero sinceramente que deixem imediatamente de ser feitas", disse Genswein à agência italiana "AdnKronos".

A figura do Papa e de seu secretário foram motivo de imitações em diversos programas, entre eles na emissora de TV "A7" e na "Viva Rádio 2". As sátiras renderam um duro editorial no jornal da conferência episcopal italiana "Avvenire", publicado na semana passada.

Genswein admitiu que "nunca viu nem verá" esses programas, que "são pouco construtivos", mas soube do fato e quer esquecê-lo, acrescentou.

O Papa não fez nenhuma referência a estas brincadeiras, disse seu secretário. "Um comentário do Santo Padre ou qualquer reação seria realmente muita honra para estas pessoas", acrescentou.

A sala de imprensa do Vaticano também não fez nenhum comentário sobre o caso. "Não acho que tenhamos de dizer nada a respeito", afirmou seu diretor, Federico Lombardi.

Eu acho que ele deveria se esconder mesmo... quem sabe sem aparecer o mundo para de dar risada dele?


_____Ótimo modo de se tratar os adversários. Impressionante. Imagine se a Igreja Católica não é xiita. Ah... caso exista alguma pessoa, como o Papa e seus sequazes, que não entenda nada de piadas, o comentário da frase anterior é uma ironia, OK? Amém!

_____Nem faz muito tempo, em 1966, o papa Paulo VI aboliu o Index dos livros proibidos (apesar de continuar existindo, constantemente, as censuras "não-oficiais" da Igreja). Será que vai demorar muito para que o nazis... quer dizer, o papa Bento XVI anuncie a reativação do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição?

13 de novembro de 2006

Uma demora inconveniente

Não entendeu a piada? Vá ao cinema e assista ao filme, então.

_____Não estou brincando (desta vez). Se você aprecia documentários, palestras bem dadas, comentários sarcásticos, e, principalmente, se gosta um pouco do planeta em que você vive, assista Uma verdade inconveniente. Não que o filme seja perfeito, longe de mim críticas ignorantes que elevam ao Olimpo tudo o que está de acordo com a opinião do crítico, mas o filme merece ser visto, a reflexão merece ser feita.
_____O que houve de pior, entretanto, foi a demora para a chegada do filme aqui. An inconvenient truth demorou tanto para estrear nos cinemas daqui quanto o lançamento do DVD ou do livro no mundo todo. Se demorasse mais um pouco para o filme chegar, eu iria achar que o pôster se tratava da continuação do filme A marcha do imperador.
_____Caso algum leitor não me leve a sério, assista ao trailer ou acesse o site www.climatecrisis.net. Aproveitar e fazer algo contra o aquecimento global também não fará mal a ninguém.


BlogBlogs.Com.Br

9 de novembro de 2006

No dos outros é refresco

Carlos Latuff
_____Qualquer mobral do planeta consegue descobrir que gosto muito de charges apenas ficando um pouquinho neste blog. Há tempos sou fã do Henfil e companhia. Artistas que conseguiam driblar um pouco a censura (ou não) e publicar algumas charges engraçadas de crítica séria ao governo. Para ser sincero, muitas vezes creio que os cartunistas acabam – atualmente mesmo – tecendo críticas mais bem feitas ao governo do que muitos cronistas políticos.

_____No início de 2006, entretanto, algumas charges sobre Maomé foram publicadas (vide

) e acabaram servindo como pretexto para mais conflitos entre muçulmanos e “ocidentais”. Alguns protestos terminaram, inclusive, em derramamento de sangue.

_____O tempo passou e o conflito parece continuar, só que, dessa vez, de maneira mais profícua. A discussão parece estar ocorrendo como um debate intelectual mesmo. Os muçulmanos deram boas respostas com uma exposição no Irã, com a participação de diversos artistas do mundo (destaque, na minha opinião, para o brasileiro Carlos Latuff – autor da primeira charge exposta neste texto).

Lee Hyunsik
Carlos Latuff - II

É possível conferir outras além das poucas que selecionei no endereço http://www.irancartoon.ir/gallery/album48?page=1.

_____O humor judaico, então, foi muito bem usado para rebater a provocação. Alguns israelenses produziram uma exposição de obras auto-depreciativas (que podem ser conferidas em Israeli Anti-Semitic Cartoons Contest).

Jeremy Gerlis

_____Seria maravilhoso se os conflitos fossem, costumeiramente, resolvidos dessa maneira. É sempre muito triste acabar por ver que a solução buscada na maior parte das vezes é a violência ou a censura – como feito pelos católicos, vale lembrar, com a obra abaixo.

26 de outubro de 2006

MEIN KAMPF

Aposentada que baleou mendigo é condecorada no Rio
_____A aposentada Maria Dora dos Santos Arbex, de 67 anos, que, armada ilegalmente, baleou um mendigo que tentou assaltá-la, foi condecorada hoje com a Medalha Pedro Ernesto, a mais alta condecoração da capital fluminense. Na solenidade, ela defendeu teorias polêmicas: pediu leis que proíbam moradores de rua de terem filhos e até que sejam jogados em alto-mar. Maria Dora conclamou as "mulheres cariocas" a fazerem um mutirão para expulsar mendigos das ruas. "Não tem albergue, não quer ficar em albergue, fica no meio do mar. Bota num navio e descarrega longe".
(Agência Estado, 23/X/06).

*****

P.S.: O pior é saber que ela em breve vai se candidatar a vereadora e lançar um livro chamado Minha luta.

23 de outubro de 2006

Manifesto pelos textos bem escritos

_____Sempre gostei muito de indicar textos de autores que aprecio. Quando o tamanho do texto é condizente, fico feliz de publicá-lo aqui no blog. Ultimamente, porém, graças às eleições, todo mundo que tem internet resolveu indicar textos que defendem a sua opinião, sem muitos critérios se o maldito do escritor citado sabe ou não traçar algumas linhas. Sendo assim, como homenagem aos bons escritores e sem pensar em qualquer opinião política que eu possa ter, posto abaixo um texto que, no mínimo, está bem escrito. Aproveite.

Os caminhos do mal
_____Não sei se foi Santo Agostinho ou São Tomás de Aquino que disse ser o Bem uma via única e o Mal uma encruzilhada de caminhos. Pensei nisso ao saber que o dinheiro que comprou o tal dossiê passou por muitos intermediários e chegou a um bicheiro. Honestamente, não entendo como o profissional do bicho tem interesse em influir na sucessão de São Paulo, mas tudo é possível quando se trata do Mal.
_____A mesma coisa aconteceu com o líder do PT que incluiu a Opus Dei na sucessão presidencial. Seria falta de respeito colocar a Opus Dei como uma contravenção do catolicismo, tal como o jogo do bicho é uma contravenção policial. No caso do dossiê, a suspeita do dinheiro do bicho tumultua a apuração do caso, livrando a cara do PT, que afinal seria o beneficiário do documento que, aliás, ninguém leu, ninguém viu nem se sabe se existe mesmo.
_____Quanto à Opus Dei, é uma tentativa de satanizar a candidatura de Alckmin, que disse uma grande verdade: "O futuro governo de Lula acaba antes de começar".
_____Não se precisa de nenhum bicheiro e muito menos da Opus Dei para chegar a essa conclusão. Trata-se de um governante exausto, que já falou tudo o que podia e não podia, já tentou diversos modelos para seu governo e patinou no óbvio do populismo disfarçado em justiça social. Falta agora trazer ao debate eleitoral, neste final de campanha, a Ku Klux Klan e o PCC como interessados nos próximos lances da política nacional. Não esquecendo a torcida da Fiel, que bem poderia fazer uma vaquinha para pagar o dossiê que ninguém levou a sério.
_____Tendo como adversários históricos as elites brasileiras, o PT arranjou agora mais dois inimigos operacionais: o bicho e a Opus Dei. Nada de admirar que ainda inclua a Ku Klux Klan, o Al Qaeda e a torcida da Fiel.

(Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 22/X/06. p. A2)

*****
_____Se você achou que minha indicação valeu a pena, leia outro autor contemporâneo que indiquei já faz um tempo na postagem “A repetição da história”. Se não gostou do texto que escolhi, leia do mesmo jeito, quem sabe você não gosta do outro.

20 de outubro de 2006

15 de outubro de 2006

_____Nem preciso vir aqui para chover no molhado e reclamar dos políticos do nosso país; nem pretendo ficar refletindo sobre a ignorância daqueles que votam. Contudo, tenho que admitir que certas pérolas me enojam. Ver novamente com cargos públicos desonestos de grande fama como Paulo Maluf e Celso Russomanno (com as maiores votações do estado de São Paulo) impressiona. Contudo, ver outros seres bizarros como o Dr. Enéas Carneiro novamente eleito também é de cair o queixo. Tenho a ligeira impressão que, depois de quatro anos como deputado sem fazer mer..., quer dizer, sem fazer nada, ele conseguiu novamente se eleger simplesmente falando que teve câncer e que conseguiu sobreviver (mesmo sem a barba)... risível. Um completo inútil, eleito sem ter feito um bom trabalho e sem propostas sérias.
_____Mas, nem foi isso o que mais me deixou abismado. É impressionante descobrir que entre os eleitos está (também um dos mais votados, o terceiro) o Sr. Clodovil. Isso sim é algo bizarro. Outro inútil, sem proposta nenhuma. Pelo menos ele fecha o período eleitoral do primeiro turno deixando claro que ele considera seres acéfalos aqueles que nele votaram. Pode conferir no vídeo abaixo:
Alguém que nunca trabalhou de verdade na vida, vai continuar a receber por não trabalhar.
_____Pelo menos, fico feliz de ver que algumas figuras não foram eleitas. Uma das que me deixou mais feliz de não ter o seu nome entre os deputados é o Coronel Ubiratan. Pena que a “providência” não funcione sempre tão bem assim.
***
_____Caso não tenha conseguido ver o vídeo, clique aqui. Se quiser ver a lista dos eleitos no primeiro turno, clique aqui.

22 de setembro de 2006

Não deixe de indicar para os inimigos

_____Bem que eu poderia ter colocado como título um clássico “Eu avisei”, mas preferi iniciar uma campanha de utilidade pública para ajudar as pessoas a maltratarem seus inimigos. Vamos à campanha.

_____Nesta sexta-feira (22/IX/06), estréia nos cinemas o filme Asterix e os Vikings com apenas duas cópias legendadas em toda cidade de São Paulo: uma no Espaço Unibanco (ao contrário do que anuncia o guia do jornal O Estado de São Paulo) e outra no Unibanco Arteplex (Shopping Frei Caneca). Sendo assim, não deve ser difícil conseguir ver uma cópia dublada e, como eu já havia anunciado, quem dublou aqui no Brasil foram os seres do Pânico. Veja se pode o inteligente Asterix ser dublado pela besta do Rodrigo Scarpa, o Repórter Vesgo.

_____Christian Petermann, no guia de final de semana da Folha de São Paulo, após tecer alguns comentários sobre o filme, adverte em seu último parágrafo: “O pior, porém, é a opção por integrantes do 'Pânico na TV' para dublar a versão brasileira. O apelo comercial é óbvio, mas discrepante em termos de espírito”. Alex Xavier, do Estado, termina seu artigo dizendo que “Em português, sobrou a dublagem da turma do Pânico. Ainda duvida que querem popularizar o personagem a qualquer custo?” (grifos meus).

_____O pessoal do Pânico já demonstrou que consegue piorar um filme ruim, como fizeram com A terra encantada de Gaya. É uma pena, mas, desta vez, eles vão estragar o clássico de René Goscinny e Albert Uderzo. Se você pegar alguém que gosta de Asterix, Obelix e companhia é garantido que você irá deixar a pessoa bem irritada com a dublagem. Prato cheio para indicar para um inimigo.

P.S.: Se você costuma gostar dos comentários das pedras, leia a postagem “Melhor ser surdo do que ouvir isso” em que eu comentei, pela primeira vez, sobre essa dublagem monstruosa feita pela turma do Pânico.

20 de setembro de 2006

Em 1º de outubro e para todo o sempre: Xô Sarney!


_____Desde que Alcinéa Cavalcante publicou em seu blog uma charge de Ronaldo Rony (ao lado), que expressa a vontade de algumas pessoas (inteligentes) do Amapá de não reelegerem o Sr. José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, vulgo (de vulgar mesmo) José Sarney, para o senado, o ex-presidente e seus advogados perseguem a moça. Parece que o palhaço do Sarney tem saudades da Ditadura Militar que colocou ele no poder. Sendo assim, não posso deixar de demonstrar meu apoio aderindo à campanha.
Ou blog que vale a pena para você é aquele que publica endereço para site de vídeo com a Daniela Cicarelli transando na praia com o novo namorado?

12 de setembro de 2006

Já vai tarde

Polícia ouve depoimentos e busca de pistas sobre morte do coronel Ubiratan
A polícia de São Paulo investiga a motivação do assassinato do deputado estadual e coronel reformado da PM Ubiratan Guimarães (PTB), 63, comandante da operação que resultou no massacre dos 111 presos na Casa de Detenção do Carandiru, em outubro de 1992.
Ubiratan foi morto em seu apartamento, nos Jardins (região nobre na zona oeste da cidade), com um único tiro, que o atingiu debaixo do mamilo direito e saiu pelas costas. O corpo foi localizado por volta das 22h30 de domingo (10), mas há suspeitas de que o crime tenha ocorrido entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, já que os jornais do dia permaneciam do lado de fora da porta. (Folha Online, 11/IX/2006).

Vou assinalar a letra "d": Todas as anteriores.

_____Para terminar minha homenagem à morte do glorioso Coronel Ubiratan, vou colocar neste espaço um pequeno trecho de um poema: as três primeiras estrofes, do canto III, do primeiro livro, da Divina Comédia, de Dante Alighieri. São meus mais sinceros desejos para você, Ubiratan.

"Por mim se vai à cidadela ardente,
por mim se vai à sempiterna dor,
por mim se vai à condenada gente.
*
Só justiça moveu o meu autor;
sou obra dos poderes celestiais,
da suma sapiência e primo amor.
*
Antes de mim não foi coisa jamais
criada senão eterna, e, eterna, duro.
Deixai toda esperança, ó vós, que entrais."
(Commedia, Livro I, Canto III, versos 1 a 9 – tradução Cristiano Martins).

31 de agosto de 2006

A repetição da história...

Só que dessa vez, começou com a farsa.

_____Se para você, caro leitor, o título ainda não fez sentido, recomendo que comece dando uma rápida olhada, pelo menos, no primeiro parágrafo do capítulo I do livro O 18 de Brumário de Luís Bonaparte, de Karl Marx. Em seguida, leia o ótimo artigo de Clóvis Rossi, publicado na Folha de São Paulo no dia 30/VIII/06.
_____Vamos ao artigo.

A consagração da merda
_____Pegou e fez escola a sociologia política da merda, exposta inicialmente pelo ator Paulo Betti para justificar a crise ética do governo Lula.
_____Betti disse, curto e bem grosso: "Não dá para fazer [política] sem botar a mão na merda".
_____Uma semana depois, Lula repete, menos grosso, mas rigorosamente com o mesmo sentido: "Política a gente faz com o que a gente tem. Não com o que a gente quer". E, em seguida: "Maioria a gente constrói pelo que a gente tem ao nosso lado.
Não pelo que a gente pensa que tem. Esse é o jogo real da política que precisou ser feito em quatro anos para que chegássemos a uma situação altamente confortável".
_____Não é que seja novidade ou surpresa. Novidade é o fato de que quem se dizia monopolista da ética agora assume gostosamente a mais cínica versão do que é política.
_____De quebra, desconstrói as versões anteriores, a da "conspiração das elites" e a do "fui traído", que todo mundo sabia que eram ficções, mas que foram sustentadas ao longo de toda a crise.
_____Não houve traição, confessa agora Lula. Houve "o jogo real da política que precisou ser feito". Leia-se: o mensalão (para não falar em outras atividades, tipo sanguessugas, que também envolvem figuras graúdas do lulo-petismo).
_____Compare-se o Lula de hoje com o Lula do seguinte trecho de seu discurso de posse:
_____"O combate à corrupção e a defesa da ética no trato da coisa pública serão objetivos centrais e permanentes do meu governo. É preciso enfrentar com determinação e derrotar a verdadeira cultura da impunidade que prevalece em certos setores da vida brasileira".
_____Pronto, está demonstrado o estelionato eleitoral praticado em 2002. Vai-se repetir agora, ao que tudo indica, mas já não como estelionato. O eleitor está informado que o presidente botou a mão na merda. Mas não se importa.

*****
P.S.: Para quem não reconheceu, o imbecil ao fundo é Adhemar de Barros, o “pai” do lema “Rouba, mas faz.”. O Paulo Maluf, tenho certeza, não preciso explicar quem é.
_____Depois da minha última postagem, em que eu aproveitei para expressar um pouco do meu asco perante qualquer tipo de censura, fico sabendo de uma rusga publicada no JB entre Aldir Blanc e Antônio Carlos Magalhães, que terminou com a recusa da publicação da resposta de Blanc perante a reclamação de ACM. Se não querem considerar isso como censura, vale notar que pelo menos intimidação é. O ACM tem um bom tanto de influência inclusive fora da Bahia.
_____Leia os artigos (inclusive o censurado) na postagem intitulada “PEITANDO O CRAMULHÃO” (29/VIII/2006), no blog do sempre ácido e atento Allan Sieber.

27 de agosto de 2006

Mundo desconcertado

_____Aproveito o espaço para expressar meu mais completo asco contra qualquer tipo de plágio. O mais recente caso que estou a acompanhar é o do “jornalista” Miltinho Cunha plagiando textos da blogueira Rosana Hermann. Não sou muito fã dos textos da moça, mas tenho de defendê-la. Copiar postagens de seu blog Querido leitor sem citar é o cúmulo do desrespeito. Espero que o palhaço do Miltinho seja crucificado.
_____E, já que estou próximo dos assuntos, também tenho o maior nojo de censura e da justiça obrigando alguém a revelar suas próprias fontes. Seja jornalista ou blogueiro. Josh Wolf, vale acompanhar, foi preso nos EUA ao tentar proteger suas fontes.
_____Ficam meus mais sinceros desejos de que o mundo seja um pouco concertado.
Desconcerto do mundo (Luís Vaz de Camões)
“Os bons vi sempre passar
No mundo graves tormentos;
E para mais me espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado:
Assim que, só para mim
Anda o mundo concertado.”

Audiência

Em pouco mais de 30 dias, vantagem de Lula sobre Alckmin subiu de 16 para 24 pontos; rejeição ao petista caiu após propaganda na TV
por Fernando Canzianda
... entre os eleitores que assistiram ao horário eleitoral, o programa de Lula foi o de maior audiência (46%), contra 43% para o de Alckmin e 40% da candidata à Presidência pelo PSOL, Heloísa Helena. (Folha de São Paulo, 23/VIII/06)
*****
Será que eu preciso explicar que as pedras estão sendo irônicas?
P.S.: Acho que vale lembrar uma postagem anterior intitulada "De quatro para a Copa". Pena que eu tinha razão.
*****
Atualização: Segundo a Pesquisa Datafolha, publicada na capa jornal do dia 30/VIII/06, 55% dos eleitores ainda não assistiram ao horário eleitoral gratuito na televisão.

24 de agosto de 2006

Calma... para tudo na vida tem sedex.

Reforço de tropas só chega ao Líbano na próxima semana

O ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Erkki Tuomioja, que ocupa a presidência rotativa da União Européia (UE), afirmou nesta quinta-feira esperar que novas tropas da força de manutenção de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano cheguem em uma semana ao país.

Após dez dias do início do cessar-fogo entre o Exército de Israel e o grupo terrorista libanês Hizbollah, ainda não há uma definição sobre o início dos trabalhos da força internacional ampliada.
(Folha Online, 24/VIII/2006)
P.S.: A pressa de alguns candidatos neste ano para ajudar quem está precisando também me impressiona bastante. É tão lindo ver um presidente pensando nos aposentados agora e um ex-governador que só inaugura metrô de quatro em quatro anos. Nem vou dizer o que essa gente merecia receber por sedex.

21 de agosto de 2006

Melhor ser surdo do que ouvir isso

_____Depois das minhas postagens reclamando das dublagens brasileiras (“Fala que eu... Vale mesmo a pena escutar?” e “Dublagem assassina”), sou lembrado de que tudo que é ruim pode ser ainda pior. O pessoal do Pânico, depois de estragar mais ainda A Terra Encantada de Gaya com uma das piores dublagens dos últimos anos, agora foi chamado para destruir um filme do Asterix.

P.S.: O pior é que, ao invés de tentar esconder o erro, a Focus Filmes, a produtora brasileira de Asterix e os Vikings, ainda anuncia. Confira o trailer.
P.P.S.: Sabe, depois de pensar um pouco, concluí que Sabrina Sato, Repórter Vesgo, Ceará e companhia poderiam muito bem dublar alguns filmes. Existem muitos filmes do Charlie Chaplin (os mudos, é claro) e, para citar um diretor mais recente, do Kin Ki-Duc (que sabe trabalhar o silêncio como ninguém). Recomendo, mesmo se o bardo Chatotorix, ou coisa pior, for dublar.

18 de agosto de 2006

Quem ri por último...

_____Se você, querido leitor, não achou a menor graça na piada das pedras, do dia 15/VIII/06, sobre o Fidel Castro, clique aqui para ver se você gosta mais de uma outra versão, feita por Antonio Tabet. A brincadeira do Kibe Loco foi feita dois dias depois - e provavelmente com mais talento -, mas o importante é dar risada. Aproveite.

15 de agosto de 2006

A segunda queda de Fidel Castro

Pena que dessa vez ele, simplesmente, caiu de cama.

P.S.: Não lembra da primeira queda de Fidel? Então, relembre.

Caso não funcione, clique aqui.
P.P.S.: Espero que a terceira dê sorte.
P.P.P.S.: Para quem adora o Fidel, veja essa outra foto do ditador sem - nenhum - uniforme.
_____
Fonte: Foto do diário cubano Juventud Rebelde.

9 de agosto de 2006

Continuação...

_____Que absurdo. Quer dizer que após o meu momento de raiva (vide postagem anterior), depois de desligar a televisão, eu ainda perdi isso?


_____Como será, então, que acabou a Fórmula 1?
P.S.: Eu não deveria ter desligado o Teleton, quer dizer, o Criança Esperança. Se veio o Daniel, também deve ter vindo os palhaços do Cirque du Soleil.

6 de agosto de 2006

_____Ai, ai... final de semana e gripado. Resultado: fico em casa. E, como deve ser fácil imaginar, minha família deixa a televisão ligada bastante tempo.
_____Tive de ouvir o Renato Aragão (o Didi, sabe?) no Criança Esperança dizendo que o programa estava sendo assistido em 56 continentes. Nem se a Globo fosse interplanetária. Sinceramente eu espero que eles não estejam lutando pela melhora da educação... 56 continentes... Não vi o resto do programa, mas seria bom que alguém do ponto tenha avisado a bobagem a ele.
_____Contudo, as bobagens não param por aí. Agora de manhã meu pai está vendo a Fórmula 1 e o trouxa do Galvão Bueno fica dizendo que o Rubinho vai para o pódio. Será que eu já estou delirando com a febre? Alguém ainda acredita que ele vai ganhar?
_____Acho melhor ficar longe da televisão ou eu vou piorar.

3 de agosto de 2006

Hizbollah diz que lutará até Israel sair do Líbano; mil morreram

(...)

Só no Líbano, 900 pessoas morreram [26 soldados, 43 membros do Hizbollah e mais de 800 civis], há cerca de 3.000 feridos e 1 milhão de pessoas tiveram de deixar suas casas. O anúncio do número de baixas foi feito pelo premiê libanês, Fouad Siniora. Em Israel, confrontos e foguetes do Hizbollah mataram 63 (39 soldados e 24 civis).

Entre as vítimas no Líbano, um terço são crianças com menos de 12 anos de idade. Cidades inteiras no sul do país foram destruídas por bombardeios aéreos de Israel. Várias regiões também carecem de água, luz e telefone.
Se você for criança, é melhor sair correndo mesmo...
P.S.: A notícia é de hoje... sabe quantos ainda vão morrer? Parafraseando um blogueiro que eu aprecio, se eu fosse do Hizbollah eu devolveria os dois soldados israelenses capturados... em "mais de 800" pedaços.
_____
Fontes: Texto da Folha Online e foto da Reuters.com.

26 de julho de 2006

Desculpa de aleijado é...

"Que me importa que a mula manque, eu quero é rosetar!"
Não entendeu? Clique aqui.

Lula diz que, sem reforma, novos escândalos surgirão

"Precisamos mexer nessa ferida chamada política brasileira", diz petista no Nordeste
Presidente atribui casos de corrupção à deformação do sistema, mas não detalha que medidas efetivas iria tomar em um 2º mandato
por PEDRO DIAS LEITE e FÁBIO GUIBU
_____A poucos meses do final de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, defendeu ontem em Olinda (PE) uma reforma política como o único meio de acabar com os escândalos de corrupção no Brasil.
_____O petista disse que, se nada for feito, os casos vão se repetir. "Nós precisamos mexer nessa ferida chamada política brasileira", afirmou. Foi no mandato de Lula que vieram à tona os escândalos do mensalão e dos sanguessugas. Ontem, o presidente atribuiu essas crises basicamente aos problemas do sistema político.
_____"Não pensem que o erro de cada um é individual ou partidário. O que acontece são os acúmulos de deformações que vêm da estrutura política do nosso país", afirmou a uma platéia de cerca de 300 pessoas, entre políticos e intelectuais, que estavam reunidos para discutir propostas de sua candidatura para o Nordeste.
_____"Ou nós temos a coragem de mudar isso com uma certa profundidade ou nós, daqui a 20 anos, estaremos amargando as mesmas coisas que estamos lamentando hoje", concluiu.
_____
O presidente não aprofundou sua proposta, mas disse que a reforma que pretende fazer caso reeleito "passa pelas organizações das estruturas partidárias deste país", o que incluiria "desde a mudança no regimento interno" do Congresso "até a discussão de mandato de pessoas, até a existência ou não de partidos-laranja e partidos de verdade". (grifos meus)
_____Os escândalos de corrupção e seu uso político pela oposição têm surgido com freqüência nas falas de Lula. Anteontem, em seu primeiro comício na campanha pela reeleição, ele disse aos adversários que "meçam suas línguas", porque vai responder no mesmo tom.
_____Lula aproveitou para criticar o Legislativo. "Não podemos permitir que se repita no Congresso Nacional o que aconteceu com o Orçamento do ano passado, quando ficou demonstrada pouca seriedade com o Brasil e muita vocação para prejudicar o governo, sem saber que por trás do governo estavam prejudicando o povo", afirmou, sobre o atraso para aprovar a proposta de Orçamento da União.
(Folha de São Paulo, 24/VII/06, p. A4).
P.S.: Será que eu não entendi bem e na verdade ele quer acabar com os “partidos de verdade”?
P.P.S.: Quero ver o Lula fazer a Heloísa Helena medir a língua... Ele vai precisar voltar uns bons anos na carreira para poder responder no mesmo tom.
P.P.P.S.: Reveja o título da reportagem da Folha. Não parece que é promessa de campanha do Lula? “A corrupção vai continuar, companheiros! Novos escândalos surgirão.”.

20 de julho de 2006

Dublagem assassina

______O nome do ser humano aí ao lado é Nilson Mourão, deputado federal do Acre, pelo PT. Resolvi colocar a foto (e o e-mail) dele neste blog para citar o projeto de lei 6741/2006 que o Sr. Mourão propôs. Citando:

“Dispõe sobre a obrigatoriedade de dublagem, em língua portuguesa, de obras cinematográficas produzidas em idioma estrangeiro e apresentadas em salas comerciais de exibição pública em todo o território nacional.”

_____O Congresso Nacional decreta:
_____Art. 1º É obrigatória a dublagem em Língua Portuguesa das obras cinematográficas produzidas em idioma estrangeiro para apresentação nas salas ou espaços comerciais de exibição pública em todo o território nacional.
(...)
_____Art. 3º Toda e qualquer obra cinematográfica produzida em idioma estrangeiro só poderá ser veiculada ou transmitida em salas ou espaços comerciais de exibição pública se estiver dublada em Língua Portuguesa. (grifos meus)

_____

Olhem! Os filmes poderão ser transmitidos se estiverem dublados. Filmes no original estão proibidos. Imaginem se o Sr. Mourão, proibindo um tipo de exibição, não sente falta da época em que a censura no Brasil era oficial. Que gracinha.

_____Contudo, tenham calma, continuando a ler o projeto de lei 6741/2006, o deputado justifica o motivo da sua ensandecida atitude.


JUSTIFICAÇÃO

_____As deficiências de leitura dos estudantes brasileiros, denunciadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, realizado pelo Ministério da Educação, e os índices altíssimos de analfabetismo funcional constituem um dos motivos que impede a democratização do cinema como alternativa de entretenimento e de cultura para a maioria da população brasileira.
_____As obras cinematográficas estrangeiras são veiculadas nas salas comerciais de exibição em outros idiomas, com legendas em português, o que impede sua compreensão pelos milhares de brasileiros que infelizmente não dominam a habilidade de leitura.
_____A legislação em vigor que estabelece os princípios gerais da Política Nacional do Cinema determina como um dos objetivos da Agência Nacional do Cinema – ANCINE, órgão de fomento, regulação e fiscalização da indústria cinematográfica, o de estimular a universalização do acesso às obras cinematográficas, não apenas as nacionais (art. 6º, inciso VII da MP n.º 2.228-1, de 6 de setembro de 2001).
_____Em defesa da democratização do cinema para a população brasileira, peço aos meus Ilustres Pares o decisivo apoio para a aprovação do Projeto de Lei que ora apresento a esta Casa.

Se o Sr. Mourão não conseguiu entender minha crítica, posso grava-la em uma fita para que ele possa ouvi-la.

P.S.: Só espero que não escolham a Preta Gil para fazer todas as dublagens se essa lei passar.

P.P.S.: Ainda bem que ele também lembrou de falar do preço dos ingressos para que o cinema seja viável a todos os brasileiros.

19 de julho de 2006

... e o mar vai virar sertão.

Para Lembo, SP repete Canudos, por Cláudia Collucci
_____O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), afirmou ontem que a segunda onda de violência desencadeada pelo PCC “arrefeceu”, mas não descartou a ocorrência de novos ataques no futuro próximo. Na visão de Lembo, São Paulo está repetindo “uma guerra de Canudos”. “Eles [o PCC] atacam e recuam, utilizando de ondas humanas extremamente frágeis economicamente.”
(Folha de São Paulo, 16/VII/2006, p. C1).

P.S.: Não entendeu? Clique aqui ou aqui, faça o download d’Os Sertões, de Euclides da Cunha, e leia! (Pode pular a primeira parte que é um saco).
P.P.S.: Não vai ser ótimo quando a “reportagem local” da Folha pedir a ajuda de algum historiador para não falar muitas bobagens nas suas “notinhas históricas”? Nem tenho coragem de colocar o texto aqui, mas pode olhar se quiser. “Conselheiro... pregava a volta da monarquia.”. Ai, ai...
P.P.P.S.: E eu jurava que o controle era total.
_____
Fontes: O jornal impresso Folha de São Paulo (parte do texto colocado na internet foi modificado) e o site Domínio Público (ótimo para se fazer bons downloads literários de graça). O fundo da charge é de Rogério Cassimiro/Folha Imagem.

7 de julho de 2006

Fala que eu... Vale mesmo a pena escutar?

_____É mais fácil encontrar uma virgem em um bordel (mesmo se for em um do livro do Gabriel García Márquez) do que uma boa dublagem de um filme com atores de carne e osso. Todas as sátiras já feitas de atores mexendo a boca em momentos diferentes das falas não conseguem ficar tão mal feitas quanto as horríveis dublagens de verdade. Sem contar o tanto que se perde com as más traduções.
_____Acabei me tornando uma pessoa completamente implicante com os filmes sem os diálogos na língua original. Entretanto, costumo ser mais maleável com dublagem de desenhos/animações (até perdôo as adaptações nas traduções). Como não são atores de verdade na tela, é possível que (assim como os escolhidos para dublarem as personagens no original) os atores/dubladores escolhidos para dublarem aqui no Brasil façam um bom trabalho. Claro que existem alguns absurdos que merecem ser citados, como A Terra Encantada de Gaya (Back to Gaya, de Lenard Fritz Krawinkel e Holger Tappe), que foi dublada pelo pessoal do Pânico e ficou pior do que extração de dente.
_____O Cri Crítico, colunista fictício do Guia do Estado de São Paulo, escreveu sobre o tema na semana passada.

Dublagem invasora

Já recebi e-mails de gente reclamando que não lançaram nos cinemas nenhuma cópia dublada de ‘King Kong’. Síndrome de televisão. Eu também adorava perceber que o sujeito que dublava o Arnold Schwarzenegger era o mesmo que fazia a voz do MacGyver. E concordo que a voz do “nosso” Homer Simpson é mais divertida que a do original americano. Mas, no cinema, dispenso a “versão brasileira”. E fico de cara amarrada ao saber que, das 60 cópias do desenho Carros na cidade, apenas quatro – quatro! – serão com legendas. Ou seja, você tem de garimpar a programação se quiser ouvir o bom e velho Paul Newman dublando um dos personagens. A menos que prefira a voz de Daniel Filho. Entendo que lancem cópias em português, só não entendo o porquê de dar preferência a um produto de menor qualidade.
(Guia, 30/VI/06, p. 54).

_____Sou obrigado a concordar que é um absurdo só quatro salas exibirem o filme no original (apesar de me agradar a alternativa de colocar para as últimas sessões, normalmente com mais adultos do que crianças, as sessões legendadas). Mas, tenho de discordar do Cri Crítico ao ouvir que a dublagem nacional é, sem dúvida, um “produto de menor qualidade” perante a – também dublagem – norte americana.
Pobres criancinhas com suas sessões vespertinas...
P.S.: Lasquei o pau em duas dublagens nacionais e ainda fico defendendo a existência delas... Isso que é acreditar nos profissionais tupiniquins.
P.P.S.: Não vai ser maravilhoso quando as pessoas da Livraria Cultura e da Fnac aprenderem a acentuar o nome do Gabriel García Márquez?

4 de julho de 2006

Dá pra ser mais grosso?

_____Depois de ter visto algumas vezes a nova propaganda do Jornal da Tarde acabei me sentindo obrigado a comentar. Para quem não viu, é algo simples. O básico é o seguinte: duas pessoas estão conversando. Uma delas fica enrolando, até a outra dizer: “Dá pra ser mais JT?”. Então, a primeira simplifica tudo o que estava falando em duas ou três palavras.
_____A mensagem do reclame é simples (bem JT), mas...

E ainda pagam a equipe de propaganda...

P.S.: Pelo menos é um modo de justificar os freqüentes erros de português do jornal.
P.P.S.: Talvez a equipe de propaganda do JT não consiga ler o Estadão.
P.P.P.S.: Já que o assunto é reclame, vale lembrar de outro comercial: "Dá, dá, dah...".

P.P.P.P.S.: Como disse certa vez a maravilhosa Clarice Lispector, “Mas já que se há de escrever, que ao menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas.”. É... vou calar minha boca.

3 de julho de 2006

Sabendo torcer

Papa será imparcial em jogo entre Itália e Alemanha, diz secretário
O apartamento do papa Benedict 16 permaneceu com as luzes acesas durante a partida em que a Alemanha venceu a Argentina na semana passada.

Questionado se o papa torcerá pela seleção anfitriã, de seu país de origem, no jogo da semifinal contra a Itália, o secretário do Vaticano afirmou nesta segunda-feira que o Papa será "imparcial".

Monsignor Georg Ganswein afirmou em entrevista a jornais italianos que o papa não tem preferência por nenhuma seleção da Copa.

"O papa sempre foi imparcial e seu coração baterá pela Alemanha e pela Itália igualmente", informou o Gazzetta dello Sport.

Em outubro do ano passado, o papa havia comunicado ao presidente do Comitê Organizador do Mundial Franz Beckenbauer que assistiria às partidas "mais importantes" do torneio.
(Uol Esporte - 03/VII/06)


P.S.: Aposto que o Zico teve um torcedor a mais enquanto esteve no torneio.

_____
Fontes: Uol Esporte e parte de uma montagem que já foi usada aqui feita por Antonio Tabet (Kibe Loco).

2 de julho de 2006

Descanse em paz (parte III)

Participe da festa conosco e vá para uma sala de cinema descente.

P.S.: Não deixe de torcer para que fechem as outras duas horríveis salas do Shopping Paulista!
P.P.S.: Se você acha que tudo são boas notícias, choramingue com as pedras o recente fechamento de algumas salas melhores que São Paulo tinha: leia “Descanse em paz” partes I e II.

Uns e outros...

“Newsweek” elogia Fernando Meirelles
"Por direito, Fernando Meirelles devia estar se achando. Desde 2004, quando “Cidade de Deus”, seu filme sobre drogas e durões passado em uma favela do Rio de Janeiro, chegou às telas internacionais, o diretor brasileiro foi coberto de glórias. Com seu filme seguinte, “O jardineiro fiel” (2005), ele acumulou oito indicações ao Oscar e uma estatueta (Rachel Weisz, melhor atriz coadjuvante). E todo mundo sabe qual é a primeira coisa que diretores estrangeiros celebrados fazem quando são escolhidos pelo destino: mudar-se para Hollywood, certo? Não Meirelles. Em vez disso, o ex-diretor publicitário de São Paulo disse não para uma fila de produtores importantes para assumir uma série de antigos projetos pessoais em seu país."

_____Em sua edição online, a revista americana “Newsweek” entrevista Fernando Meirelles e elogia sua atitude pé-no-chão. Bacana. Mas é meio tolinha essa história de que o sonho de todo diretor estrangeiro é se mudar para Hollywood.
_____Contra essa idéia, Meirelles propõe o seguinte: “Os novos diretores internacionais não devem cortar suas raízes com seus países. É aí que mora sua força. Qualquer pessoa pode aprender onde colocar a câmera e como editar. O que realmente faz diferença é seu ponto de vista.” Para finalizar, ele cita a velha frase Leon Tolstói: “Se queres ser universal, canta a tua aldeia.”
_____Pode-se gostar ou não dos filmes de Meirelles. Mas ninguém pode dizer que o sujeito se deslumbrou com fama.

_____

Fonte: no mínimo.

22 de junho de 2006

De quatro para a Copa

_____Lendo minhas duas últimas postagens (“Prá não dizer que não falei de flores” - parte I e II), não deve ser difícil imaginar que não sou muito fã de futebol. Até me divertia um pouco nos idos da minha infância, mas, graças a Clio, a fase passou. Para falar a verdade, eu gostava mesmo não dos gols, mas de ver os goleiros fazendo algumas defesas espetaculares.
_____É fácil concluir, então, que eu acho a maior bobeira do mundo o caos que fica a cidade/o país por causa do evento. As pessoas que gostam mesmo não me incomodam tanto; o problema são aquelas pessoas que não sabem sequer o nome do goleiro do próprio time e, agora, aparecem vestidas de verde e amarelo, usando pulserinhas, tocando cornetas...


P.S.: Bem... para uma pessoa que prefere ficar longe do assunto, já falei dele até demais... Superexposição...
P.P.S.: E, já que minha família fica a assistir aos jogos, com a televisão sempre ligada com o som bem alto, vale citar o maravilhoso Tabet:

Meu ouvido não é penico...


P.P.P.S.:

Para terminar, vale mostrar uma ótima tirada do fantástico Glauco.

_____

Fontes: O blog Kibe Loco e o jornal Folha de São Paulo (20/VI/06).

16 de junho de 2006

Prá não dizer que não falei de flores (parte II)

Ronaldo divide e Lula tira o pé
Marcos Penido e Tadeu de Aguiar - KÖNIGSTEIN, Alemanha

A videoconferência de anteontem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os jogadores da seleção acabou provocando um incidente. Após passar cinco dias em silêncio, ontem Ronaldo reagiu rispidamente à pergunta feita por Lula ao técnico Carlos Alberto Parreira sobre se ele está gordo. Num desabafo, o craque chegou a dizer:

— Todo mundo diz que ele (Lula) bebe pra caramba. Assim como é mentira que estou gordo, deve ser mentira que ele bebe pra caramba.
(O Globo - 10 de junho de 2006).
P.S.: Quem ri por último...
P.P.S.: “Só” por isso que ele jogou mal...
P.P.P.S.: Perdoem-me o trocadilho óbvio com a palavra pesado.

_____
Fonte: O Globo.

9 de junho de 2006

Prá não dizer que não falei de flores

PEQUENO PÔNEI, por Caco Galhardo P.S.:
P.P.S.: Pelo menos bolhas são fáceis de desenhar.
P.P.P.S.: Quando eu aprender a desenhar, faço uns caras pescoçudos.

_____
Fontes: Folha de São Paulo - 08/VI/2006.
Com meus mais sinceros agradecimentos ao fantástico Caco Gagalhardo, que “é super gozado... às vezes”.

8 de junho de 2006

Cornelius Ryan

Não entendeu (a piada)? Clique aqui.
P.S.: A invasão aconteceu no dia 06/06/06? 666? O “Dia da Besta”... Será que o MLST participou de alguma propaganda de lançamento do filme A Profecia, de John Moore?
P.P.S.: Refilmagens... Relançamentos... Releituras... Quem é mesmo que se repete?
P.P.P.S.: Vale o comentário: o MLST planejou invadir a Câmara porque o local estava completamente improdutivo.
_____
Fontes: - A notícia está no Uol News e o fundo é da Folha Online.

5 de junho de 2006

Descanse em paz (parte II)

Depois que eu mandei o Top Cine para o inferno, considero necessário marcar o falecimento do Vitrine. Por mais estranho que o cinema fosse, não se enfrentava filas, as telas eram boas, as cadeiras inteiras e confortáveis, as salas limpas, o som de primeira qualidade e uma programação acima da média (inclusive porque mostras, especiais e afins passavam sempre por lá). Sinto-me obrigado a guardar luto em virtude do fechamento do Cineclube Vitrine. Esse fará muita falta.

P.S.: Que horror, dois cinemas fechando em menos de um mês. Ainda resta esperança para a raça humana?
P.P.S.: Quem quiser ver o filme Tapete Vermelho, de Luiz Alberto Pereira, pode se identificar um tantinho mais com a morte de alguns cinemas e seus destinos... Divirtam-se.